Solidariedade

Os pri­meiros sig­na­tá­rios do abaixo-as­si­nado «Pela Li­ber­tação dos presos po­lí­ticos sa­a­rauís de­tidos em Mar­rocos», en­tregou, se­gunda-feira, 23, na em­bai­xada de Mar­rocos em Lisboa, uma cópia do texto em que se exige que os in­de­pen­den­tistas sejam de­vol­vidos à li­ber­dade e se ma­ni­festa so­li­da­ri­e­dade para com a sua causa.

A ini­ci­a­tiva foi con­vo­cada para o dia em que se rei­ni­ciou, em Rabat, o jul­ga­mento de ac­ti­vistas sa­a­rauís presos no âm­bito do pro­cesso mi­litar im­posto após o des­man­te­la­mento vi­o­lento do acam­pa­mento de Gdeim Izik, em 2010, nos ter­ri­tó­rios ocu­pados do Saara Oci­dental.

No do­cu­mento, o CPPC, a CGTP-IN, a As­so­ci­ação «Os Pi­o­neiros de Por­tugal», o MDM, a As­so­ci­ação Por­tu­guesa de Ju­ristas De­mo­cratas, a ID, a JCP, a Co­o­pe­ra­tiva Mó de Vida, a Fe­de­ração de Tra­ba­lha­dores em Fun­ções Pú­blicas e So­ciais, a As­so­ci­ação Iúri Ga­gárin, a US do Norte Alen­te­jano, a Eco­lo­jovem, As­so­ci­ação de Ami­zade Por­tugal-Cuba e o MPPM lem­bram que em 2014 um re­lator da ONU con­si­derou ar­bi­trária a de­tenção dos ac­ti­vistas sa­a­rauís.



Mais artigos de: Internacional

Oposição venezuelana foge do diálogo

A opo­sição ve­ne­zu­e­lana in­siste em de­sa­catar a ordem cons­ti­tu­ci­onal, acusa o go­verno bo­li­va­riano, que junto com os me­di­a­dores in­ter­na­ci­o­nais apela ao re­atar de con­ver­sa­ções.

Vitória independentista

O líder in­de­pen­den­tista porto-ri­quenho Oscar López foi in­dul­tado por Ba­rack Obama e vai ser li­ber­tado mais de 35 anos de­pois de ter sido preso nos EUA.

Paz mais longe na Palestina

A construção de novos colonatos e a possível instalação da representação diplomática dos EUA em Jerusalém minam a perspectiva de pacificação do Médio Oriente. No primeiro caso, ao aprovar, domingo, 22, a edificação em...

El Salvador celebrou paz

A convite da Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional (FMLN) e no âmbito das comemorações dos 25 anos da assinatura dos Acordos de Paz, que se cumpriram no passado dia 16 de Janeiro, deslocou-se a El Salvador, em representação do PCP, José Augusto Esteves,...

Trump, a velocidade e a forma

«Posso contratar metade da classe trabalhadora para matar a outra metade». Século e meio depois do magnata nova-iorquino Jay Gould sintetizar assim a sua a fórmula para suprimir as greves dos trabalhadores ferroviários, a velha máxima recobra fôlego em Trump, ainda que...