CDU é a voz das populações em Matosinhos

Image 22291

No dia 18, re­a­lizou-se no salão nobre da Junta de Fre­guesia da Se­nhora da Hora o En­contro da CDU de Ma­to­si­nhos, para dar conta do tra­balho re­a­li­zado no man­dato que agora ter­mina.

Re­corde-se que a Co­li­gação PCP-PEV as­sumiu res­pon­sa­bi­li­dades na Câ­mara Mu­ni­cipal (CM), sem nunca es­quecer o com­pro­misso com as po­pu­la­ções e o pro­grama elei­toral que lhes apre­sentou nas úl­timas elei­ções au­tár­quicas, dando atenção a pro­blemas que es­tavam há muito es­que­cidos e tendo, às vezes com pe­quenas me­didas, al­can­çado grandes re­sul­tados e feito a di­fe­rença.

«Du­rante este anos fomos, em todos os ór­gãos au­tár­quicos, a voz das po­pu­la­ções e es­ti­vemos com elas em todas as suas pe­quenas e grandes lutas, de­fen­dendo as suas le­gí­timas as­pi­ra­ções. Não re­ga­teámos o nosso apoio a todas as de­ci­sões que con­si­de­rámos im­por­tantes para Ma­to­si­nhos e de­nun­ciámos e com­ba­temos as me­didas que en­ten­demos ne­ga­tivas para o con­celho», afirmou, no início do en­contro, José Pedro Ro­dri­gues, ve­re­ador na au­tar­quia.

O eleito do PCP pro­meteu con­ti­nuar, com «em­penho, ho­nes­ti­dade e com­pe­tência», a de­fender o pro­jecto da CDU para Ma­to­si­nhos, «ali­cer­çado nos va­lores de pro­gresso so­cial e do de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico, ba­ta­lhando sempre pela me­lhoria da qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções».

Acção con­se­quente

Entre as prin­ci­pais marcas da acção da Co­li­gação PCP-PEV neste man­dato au­tár­quico, com res­pon­sa­bi­li­dades no pe­louro da Mo­bi­li­dade e Trans­portes, des­taca-se, entre ou­tras me­didas, os «mais de 942 qui­ló­me­tros por dia de ope­ra­ções de trans­portes pú­blicos na rede An­dante, em Ma­to­si­nhos, que cor­res­pon­deram a um au­mento de 117 por cento da oferta desde o início do man­dato», o «trans­porte eléc­trico na en­trada do Hos­pital de Pedro His­pano», a «luz verde» para a «cons­trução do acesso de ur­gência da A28 ao Hos­pital de Pedro His­pano», o pro­to­colo «de co­la­bo­ração da CM com a co­o­pe­ra­tiva de táxi de Ma­to­si­nhos para que todo o sis­tema de co­mu­ni­ca­ções fosse di­gi­ta­li­zado e os pro­fis­si­o­nais pu­dessem ter me­lhores con­di­ções para o exer­cício da sua ac­ti­vi­dade», assim como, num con­texto de crise eco­nó­mica, a «isenção de taxas de pu­bli­ci­dade nas vi­a­turas para que os pro­fis­si­o­nais do sector e as em­presas do con­celho pu­dessem mais fa­cil­mente chegar a acordo para o anúncio das suas ac­ti­vi­dades ou ser­viço em con­di­ções fa­vo­rá­veis».

Se­gundo foi dado a co­nhecer, o «pro­jecto do ca­minho pe­donal das Car­va­lhas a Es­po­sade, em Cus­tó­dias, está a avançar», foram cri­ados «par­ques de es­ta­ci­o­na­mento a preços con­tro­lados», assim como «9,5 qui­ló­me­tros de per­cursos ci­clá­veis». Im­por­tante é também, num mo­mento em que é ur­gente con­cluir a re­visão do Plano Di­rector Mu­ni­cipal, «o pri­meiro Plano de Mo­bi­li­dade e Trans­portes em Ma­to­si­nhos».

Entre ou­tros as­pectos que de­correm da acção da CDU, foram va­lo­ri­zados «os apoios às micro, pe­quenas e mé­dias em­presas (MPME) e fa­mí­lias», tra­du­zidos na pro­posta apre­sen­tada na au­tar­quia que per­mitiu a isenção de der­rama às MPME com vo­lume de ne­gó­cios anual até 150 mil euros.

Tra­balho exem­plar

Também na As­sem­bleia Mu­ni­cipal (AM) e nas fre­gue­sias do con­celho a CDU foi uma força ao ser­viço das po­pu­la­ções e não de­sistiu das suas causas. Para além da luta contra a ex­tinção das fre­gue­sias, que con­ti­nuará até serem re­postas, os eleitos da Co­li­gação PCP-PEV foram a voz em de­fesa dos pes­ca­dores de sar­dinha e contra a con­tra­tação de tra­ba­lha­dores em re­gime de pre­ca­ri­e­dade.

João Ave­lino Pe­reira, eleito neste órgão, in­formou, por seu lado, que, logo no início do man­dato, a CDU iden­ti­ficou e propôs na AM o com­bate ao anal­fa­be­tismo como uma pri­o­ri­dade de acção so­cial em Ma­to­si­nhos. Cal­cula-se que cerca de cinco mil pes­soas so­fram deste fla­gelo.

Re­por­tado foi, igual­mente, o exemplo da União das Fre­gue­sias de São Ma­mede de In­festa e Se­nhora da Hora, onde a Co­li­gação PCP-PEV as­sumiu os pe­louros da Cul­tura, Edu­cação, Feiras, Mer­cados e Ce­mi­té­rios, através dos seus eleitos Ma­nuel Al­meida e Pedro Brandão. Também aqui as res­pon­sa­bi­li­dades atri­buídas à CDU foram cum­pridas exem­plar­mente.

No dia 5 de Março, do­mingo, às 11 horas, na Pra­ceta Álvaro Cu­nhal, na Se­nhora da Hora (junto à es­tação de Metro), serão apre­sen­tados os pri­meiros can­di­datos desta força po­lí­tica, com­posta por mi­li­tantes do PCP, do PEV e muitos in­de­pen­dentes.




Mais artigos de: Nacional

Continuar a trabalhar <br>em Castro Verde

A Co­li­gação PCP-PEV or­gulha-se do tra­balho que tem de­sen­vol­vido em Castro Verde, nas mais va­ri­adas áreas e em todas as lo­ca­li­dades do con­celho.

Odivelas precisa da CDU

«A CDU é a al­ter­na­tiva cre­dível à mai­oria PS/​PSD que tem go­ver­nado o con­celho», as­se­gurou, no dia 18, Paínho Fer­reira, can­di­dato à Câ­mara de Odi­velas.

Projecto ligado <br>aos interesses dos montijenses

Carlos Jorge Almeida e Francisco Salpico são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal do Montijo. Para estas eleições, a Coligação PCP-PEV volta a assumir-se como «um projecto de honestidade, trabalho e...

Nova dinâmica <br>para o Parque Oriental <br>do Porto

A Coligação PCP-PEV realizou, no dia 12, uma visita de trabalho ao Parque Oriental do Porto, iniciativa que contou com a participação de Ilda Figueiredo, candidata à presidência da Câmara do Porto, e Pedro Carvalho, actual vereador. Presentes estiveram também...

Visitas de trabalho <br>no Barreiro

Promovendo um contacto com a realidade do concelho, no sábado, 25, activistas da CDU percorreram as freguesias urbanas do concelho do Barreiro, visitando as obras realizadas e em curso. Este périplo – pelo Alto Seixalinho, Lavradio, Barreiro, Verderena e Santo...

MEP debate <br>a erradicação da pobreza

No Dia Internacional da Justiça Social, assinalado a 20 de Fevereiro, o Movimento Erradicar a Pobreza (MEP) anunciou uma campanha nacional sob o lema «Direitos Humanos e erradicação da pobreza», numa sessão/debate que teve lugar no Fórum Lisboa e contou com a...