Greve nos SAMS do SBSI

Em de­fesa da con­tra­tação co­lec­tiva, ame­a­çada de ca­du­ci­dade pela di­recção do Sin­di­cato dos Ban­cá­rios do Sul e Ilhas, es­ti­veram em greve no dia 23 os tra­ba­lha­dores dos Ser­viços de As­sis­tência Mé­dico-So­cial, cuja gestão está a cargo do SBSI.
A luta, or­ga­ni­zada por seis sin­di­catos re­pre­sen­ta­tivos de fun­ci­o­ná­rios ad­mi­nis­tra­tivos, en­fer­meiros, mé­dicos, téc­nicos su­pe­ri­ores de saúde, pro­fis­si­o­nais de far­mácia, pa­ra­mé­dicos e fi­si­o­te­ra­peutas, teve ex­pressão nas ruas de Lisboa. A meio da manhã, ocorreu uma con­cen­tração junto à sede do SBSI, na Rua de São José, de onde partiu uma ma­ni­fes­tação até ao Mi­nis­tério do Tra­balho, na Praça de Lon­dres.
Aqui, o Se­cre­tário-geral da CGTP-IN saudou os tra­ba­lha­dores em luta e cri­ticou o com­por­ta­mento do SBSI, uma das prin­ci­pais es­tru­turas da UGT, cuja prá­tica desdiz as de­cla­ra­ções de va­lo­ri­zação da ne­go­ci­ação e da con­tra­tação co­lec­tiva.
A luta nos SAMS foi de­sen­ca­deada no final de 2016. Três anos antes, a di­recção do SBSI tinha in­ter­rom­pido as ne­go­ci­a­ções de re­visão das con­ven­ções co­lec­tivas de tra­balho. Em No­vembro re­quereu a ca­du­ci­dade, já con­tes­tada ju­di­ci­al­mente. Os tra­ba­lha­dores e os sin­di­catos alertam que, para além das con­di­ções de tra­balho e dos seus di­reitos, está em causa o ser­viço pres­tado aos ban­cá­rios que su­portam os SAMS com os seus des­contos.



Mais artigos de: Trabalhadores

Concentrações e greves <br>decididas para Abril

REI­VIN­DICAÇÃO Por au­mentos sa­la­riais e em de­fesa dos di­reitos, os tra­ba­lha­dores da Na­vi­gator, da INCM e dos su­per­mer­cados Au­chan, DIA Mi­ni­preço e Pingo Doce de­ci­diram lutas para os pró­ximos dias.

Lutas com frutos

Na véspera da concentração de dia 22, na Praça do Município, em Lisboa, a administração da Carrisbus respondeu a um pedido de reunião que o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos tinha apresentado há 425 dias, para iniciar...

Plenário da EPAL na AdP

No Dia Mundial da Água, 22 de Março, trabalhadores da EPAL reuniram-se junto à sede do grupo Águas de Portugal, em luta pelo aumento dos salários, a defesa da contratação colectiva, o direito a carreira e categorias profissionais, a garantia...

Contra despedimentos em Setúbal

Na segunda-feira, dia 27, realizou-se uma concentração frente ao Hospital de São Bernardo, para contestar a ameaça de despedimento de mais de cem trabalhadores do Centro Hospitalar de Setúbal e exigir que sejam integrados como efectivos. O fim dos contratos estava anunciado para...