PCP inaugura novo Centro de Trabalho com olhos postos no reforço da organização

BAR­REIRO O PCP inau­gurou no dia 28 o seu novo Centro de Tra­balho na fre­guesia do Bar­reiro, exac­ta­mente 43 anos de­pois de aí ter aberto o pri­meiro de todos os cen­tros de tra­balho do País.

Foi no Bar­reiro que o PCP abriu o seu pri­meiro CT

Image 22640

As­pi­ração an­tiga da or­ga­ni­zação de fre­guesia do Bar­reiro, o novo Centro de Tra­balho já se en­contra em pleno fun­ci­o­na­mento há umas se­manas, mas a inau­gu­ração ofi­cial, com a pre­sença do Se­cre­tário-geral do Par­tido, foi dei­xada, por mo­tivos sim­bó­licos, para o dia 28 de Abril. Nesse mesmo dia, há 43 anos – apenas três dias após o 25 de Abril de 1974 – o PCP abriu o pri­meiro Centro de Tra­balho do País, ali mesmo, na fre­guesia do Bar­reiro. Al­guns dos que par­ti­ci­param na inau­gu­ração da pas­sada sexta-feira es­ti­veram en­vol­vidos nessa ini­ci­a­tiva au­da­ciosa e pi­o­neira dos pri­meiros dias da re­vo­lução.

Quando Je­ró­nimo de Sousa ali chegou, pouco pas­sava das cinco da tarde, já perto de duas cen­tenas de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do Par­tido se con­cen­travam na rua em frente ao novo Centro de Tra­balho. Entre eles, en­con­travam-se Sofia Mar­tins e Carlos Hum­berto Car­valho, can­di­datos à Câ­mara e As­sem­bleia mu­ni­ci­pais nas pró­ximas elei­ções au­tár­quicas, Pedro Silva, do Co­mité Cen­tral, Mar­ga­rida Bo­telho, da Co­missão Po­lí­tica, e Ar­mando Mo­rais, da Co­missão Cen­tral de Con­trolo. Ali­nhados em frente à en­trada es­tavam os mem­bros do Grupo Coral Alen­te­jano «Os Amigos do Bar­reiro», que mo­mentos de­pois can­ta­riam ver­sões da «Trova do Vento que Passa» e do «Hino dos Mi­neiros», que ar­ran­caram lá­grimas a al­guns dos pre­sentes.

Pos­si­bi­li­dades para crescer

Inau­gu­rando for­mal­mente a nova casa do Par­tido na fre­guesia do Bar­reiro, Je­ró­nimo de Sousa lem­brou a con­tri­buição dos bar­rei­renses para a re­sis­tência ao fas­cismo e para o curso pro­gres­sista da Re­vo­lução, mesmo nos «tempos mais duros e di­fí­ceis». Con­tudo, re­jeitou que a aber­tura do novo Centro de Tra­balho, na­quele dia con­creto, fosse uma mera ini­ci­a­tiva sim­bó­lica. Pelo con­trário, in­sistiu, cons­ti­tuía um acon­te­ci­mento car­re­gado de fu­turo por tudo o que um Centro de Tra­balho re­pre­senta para a vida e o re­forço do Par­tido.

Este novo es­paço, sa­li­entou o Se­cre­tário-geral, que terá que estar «de portas abertas aos tra­ba­lha­dores e ao povo», será um local de reu­nião, de de­bate, de aus­cul­tação dos pro­blemas, de or­ga­ni­zação da luta: «é a luta or­ga­ni­zada que o ca­pital mais teme», ga­rantiu, acres­cen­tando ser ela que efec­ti­va­mente trans­forma a re­a­li­dade. Com o novo Centro de Tra­balho, os co­mu­nistas do Bar­reiro es­tarão em me­lhores con­di­ções para pro­mover o re­cru­ta­mento, par­ti­cu­lar­mente de jo­vens, e de re­forçar a or­ga­ni­zação e in­ter­venção nas em­presas e lo­cais de tra­balho, in­sistiu. «Essa é a vossa res­pon­sa­bi­li­dade», afirmou aos pre­sentes.

A inau­gu­ração ter­minou num lanche no in­te­rior do novo Centro de Tra­balho, um es­paço amplo e fun­ci­onal, com ca­pa­ci­dade para con­tri­buir efec­ti­va­mente para o re­forço da in­ter­venção do Par­tido na fre­guesia.




Mais artigos de: PCP

Democracia e soberania integram o projecto de socialismo do PCP

CENTENÁRIO O de­bate «De­mo­cracia e So­be­rania», in­se­rido nas co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário da Re­vo­lução de Ou­tubro, re­a­lizou-se no dia 28 de Abril nas ins­ta­la­ções da Junta de Fre­guesia de Mi­ra­gaia, no Porto.

Dívida requer solução de fundo

O PCP emitiu, no dia 28, um comunicado acerca do relatório divulgado desse mesmo dia sobre a dívida pública, da responsabilidade do PS e do BE. Sobre esse documento, o PCP realça que ele corresponde às «posições conhecidas» do PS, ou seja, uma «resposta...

Salvaguardar direitos na Transtejo e na Soflusa

O PCP condena a atitude do Governo de não publicar o Acordo de Empresa da Transtejo e da Soflusa, rubricado com os sindicatos e os trabalhadores a 28 de Dezembro último. Num comunicado emitido pela Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS), o Partido acusa o...

Produção e acessibilidades

Jerónimo de Sousa chefiou a delegação do PCP que, no dia 28, visitou a Ovibeja. O dirigente comunista aproveitou a ocasião para sublinhar a importância decisiva de colocar o País a produzir, eixo central da proposta do Partido de uma política patriótica e de...

Difusão do Avante! é «tarefa essencial»

«A imprensa partidária é de grande relevância na ligação do Partido às massas, meio de contacto com os seus militantes, simpatizantes e outros democratas, e factor de alargamento da sua influência e prestígio, pelo que a sua promoção e...