Benfica conquista primeiro «tetra»

A equipa de fu­tebol do Ben­fica as­se­gurou, dia 13, o 36.º tí­tulo na­ci­onal de fu­tebol na sua his­tória, de­pois de go­lear o Vi­tória de Gui­ma­rães, no Es­tádio da Luz, por 5-0, na pe­núl­tima jor­nada do cam­pe­o­nato, so­mando 81 em 99 pos­sí­veis.
O clube venceu assim o quarto cam­pe­o­nato con­se­cu­tivo, al­can­çando pela pri­meira vez na sua his­tória o tí­tulo de «te­tra­cam­peão».
A proeza foi in­ten­sa­mente fes­te­jada em Por­tugal e um pouco por todo o mundo por mi­lhões de adeptos do clube da Luz.
Em Lisboa, cerca de 200 mil pes­soas en­cheram a Praça Marquês, onde a festa se pro­longou noite dentro, ter­mi­nando com um es­pec­tá­culo de fogo-de-ar­ti­fício.



Mais artigos de: Aconteceu

Salvador Sobral vence Eurovisão

Sal­vador So­bral venceu, dia 13, o Fes­tival da Eu­ro­visão com a canção «Amar Pelo Dois», com letra e mú­sica da au­toria da sua irmã Luísa So­bral.
Pela pri­meira vez um ar­tista por­tu­guês con­quistou o am­bi­ci­o­nado troféu, ob­tendo a maior vo­tação do júri (382 pontos) e do te­le­voto do pú­blico (376 ponto). Ao todo, o jovem cantor re­co­lheu 758 pontos, a mais alta pon­tu­ação até hoje ob­tida por uma canção no cer­tame.
A Bul­gária ficou em se­gundo lugar com 615 pontos e a Mol­dávia en­cerrou o pódio com 374 pontos.
Já com o trofeu nas mãos, So­bral apro­veitou as pa­la­vras de agra­de­ci­mento para deixar um apelo: «Vi­vemos num mundo de mú­sica des­car­tável, de mú­sica “fast-food” sem qual­quer con­teúdo. Isto pode ser uma vi­tória da mú­sica, das pes­soas que fazem mú­sica que de facto sig­ni­fica al­guma coisa. A mú­sica não é fogo-de-ar­ti­fício, é sen­ti­mento. Vamos tentar mudar isto. É al­tura de trazer a mú­sica de volta, que é o que ver­da­dei­ra­mente in­te­ressa”, disse Sal­vador So­bral.
Antes, So­bral apre­sentou-se em con­fe­rência de im­prensa com uma ca­mi­sola em que lia «SOS Re­fu­gi­ados». Re­ve­lando que foi proi­bido pela or­ga­ni­zação de vei­cular men­sa­gens co­mer­ciais ou po­lí­ticas, So­bral voltou ao as­sunto con­si­de­rando que mais do que uma men­sagem po­lí­tica aquela é uma questão hu­ma­ni­tária.

Economia cresce 2,8% no primeiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,8 por cento no primeiro trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado.Comparando com o trimestre precedente, o crescimento foi de um por cento, segundo dados preliminares, divulgados dia 15 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).O desempenho trimestral...

«Luz Obscura» premiado em Espanha

O recém-estreado documentário de Susana Sousa Dias, «Luz Obscura», elaborado a partir dos arquivos da PIDE, foi distinguido com a Menção Especial do Júri da Competição Internacional de Longas-Metragens da DocumentaMadrid, festival de cinema documental, que...

O Bando estreou «Inferno» no D. Maria II

A companhia de teatro «O Bando» estreou, dia 11, a peça «Inferno», primeira estação de «A Divina Comédia», de Dante, no Teatro Nacional D. Maria II.Segundo explicou João de Brites, director da companhia, trata-se de um «texto fundamental e...