- Nº 2273 (2017/06/22)

Festa do PCP na Suíça realça papel dos comunistas na luta pelos direitos

PCP

Mais de uma centena de portugueses participaram na Festa Nacional do PCP na Suíça, realizada em Veleyres-sous-Rances no dia 4 de Junho, que contou este ano com a presença do deputado ao Parlamento Europeu Miguel Viegas. Na sua intervenção, o eleito enalteceu o trabalho dos militantes do Partido na emigração, salientou os resultados dos deputados comunistas na Assembleia da República nesta nova conjuntura política e tudo o que já foi alcançado, que considerou ser «um degrau apenas da grande escadaria das necessidades dos portugueses».

Miguel Viegas deixou ainda um apelo aos presentes para que contribuam para reforçar o Partido e incentivem os restantes portugueses a que participem activamente para que no futuro seja possível a eleição de um deputado do PCP pela emigração.

Já São Belo, membro do Organismo de Direcção Nacional na Suíça do PCP, lembrou por sua vez o combate dos comunistas pelos direitos dos trabalhadores na Suíça, garantindo que estes estão na linha da frente nos movimentos de massas locais, assim como na defesa dos direitos culturais, identitários e cívicos dos emigrantes. A dirigente local do Partido deixou ainda o apelo aos emigrantes para que não abandonem a luta pelos seus direitos.

Derya Dursun, representante do Partido dos Trabalho suíço, referiu na sua intervenção a «crise migratória» e o que considerou ser um «virar de costas da Europa» a este grave problema social. Apelou ainda à luta pela defesa da idade da pensão de velhice das mulheres, entre outras questões marcantes da realidade política do seu país.

No local da festa esteve patente uma exposição sobre o centenário da Revolução de Outubro.