Banca eliminou 7 mil postos de trabalho
Os principais bancos nacionais suprimiram 7196 postos de trabalho nos últimos dez anos, segundo dados divulgados, dia 4, na imprensa, com base nos relatórios e contas do BCP, CGD, Novo Banco, BPI e Santander Totta.
Se no final de 2006, os bancos contavam com cerca de 42 355 funcionários, em finais de 2016 restavam apenas 35 159.
O BCP foi o banco que destruiu mais emprego, reduzindo o efectivo em 2813 trabalhadores. Após a resolução do Banco Espírito Santo, a instituição agora designada Novo Banco perdeu 1897 trabalhadores.
Por sua vez, a Caixa Geral de Depósitos reduziu em 1229 o número funcionários, prevendo eliminar mais 650 empregos até ao final do ano. As reduções de efectivos irão também continuar no BPI, que manifesta a intenção de extinguir 500 portos de trabalho ainda em 2017.
O Santander foi o único banco que aumentou o número de trabalhadores, circunstância que se deve à aquisição de outras instituições e à integração dos respectivos trabalhadores.