EUA construíram em Israel primeira base militar permanente
Reforçando a política de ingerência e domínio imperialista no Médio Oriente, os Estados Unidos construíram a primeira base militar permanente em Israel, o seu principal aliado na região.
O exército israelita anunciou, na segunda-feira, 18, que foi estabelecida pela primeira vez uma base estado-unidense no seu território, como parte da «estreita colaboração militar entre os dois países».
Segundo Haimovich, várias dezenas de soldados norte-americanos estarão estacionados de modo permanente na base e vão operar sistemas norte-americanos, não israelitas. O oficial israelita não quis falar da possibilidade dos militares norte-americanos intervirem em operações de combate mas acentuou que a base «é muito mais significativa do que isso – há uma presença militar aqui, uma força militar, não civil».
A construção da base militar dos EUA, no Sul de Israel, demorou dois anos e o processo «foi fluído porque a relação entre as forças aéreas de ambos os países, entre os comandantes dos dois exércitos, é mais forte do que a relação entre os líderes políticos e as administrações» de Washington e Telavive, admitiu Haimovich.