Porto Santo isolado
Edgar Silva, coordenador regional e deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira, apresentou, dia 8, em Porto Santo, um protesto público contra o Governo da República pelas limitações ao direito à mobilidade de e para o Porto Santo.
Na petição «Transporte de avião: Um direito contra o isolamento e contra os bloqueios ao desenvolvimento», que pode ser subscrita em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT87390, informa-se que a TAP deixou de garantir a ligação directa com Lisboa ao longo da semana, passando a existir apenas um voo semanal, ao sábado. Para se deslocar à capital durante a semana a população de Porto Santo tem de ir até ao Funchal, mas nos dias em que o «Lobo Marinho» (navio que liga as duas ilhas) não faz a viagem, fica inteiramente depende de um pequeno avião de apenas 19 lugares.
Em Santa Cruz, a CDU iniciou no domingo a recolha de assinaturas a exigir a extinção imediata da Taxa de Protecção Civil e a devolução das verbas cobradas pela Câmara Municipal. Este município é o único que na Madeira aplicou a referida taxa.