Trabalhadores da saúde fazem greve amanhã

DI­REITOS Os tra­ba­lha­dores da saúde vão estar em greve, amanhã, 24, por tra­balho com di­reitos e con­di­ções de vida dignas. A apli­cação das 35 horas de tra­balho é uma das rei­vin­di­ca­ções.

O Mi­nis­tério da Saúde con­tinua a re­velar falta de von­tade po­lí­tica

Image 24016

Con­vo­cada pela Fe­de­ração Na­ci­onal dos Sin­di­catos dos Tra­ba­lha­dores em Fun­ções Pú­blicas e So­ciais (FNSTFPS), a luta tem também como ob­jec­tivo exigir a ne­go­ci­ação da car­reira de Téc­nico Au­xi­liar de Saúde; a ad­missão dos tra­ba­lha­dores ne­ces­sá­rios ao Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (SNS); e a va­lo­ri­zação da Car­reira de Téc­nico Su­pe­rior de Di­ag­nós­tico e Te­ra­pêu­tica.
Os tra­ba­lha­dores re­clamam, ainda, o fim dos cortes no pa­ga­mento das horas de qua­li­dade e do tra­balho su­ple­mentar; apli­cação do vín­culo pú­blico de no­me­ação a todos os tra­ba­lha­dores do SNS; justa va­lo­ri­zação da car­reira es­pe­cial de téc­nico de emer­gência pré-hos­pi­talar; re­visão da car­reira de téc­nico su­pe­rior de saúde; pa­ga­mento do abono para fa­lhas aos tra­ba­lha­dores que ma­nu­seiam va­lores.
«O Mi­nis­tério da Saúde con­tinua a re­velar falta de von­tade po­lí­tica para re­solver os pro­blemas dos tra­ba­lha­dores», acusa a FNSTFPS.
Ou­tras lutas ti­veram lugar nos úl­timos dias. An­te­ontem, os tra­ba­lha­dores do Hos­pital Pêro da Co­vilhã es­ti­veram con­cen­trados em ple­nário, junto à en­trada prin­cipal da uni­dade, para de­nun­ciar a falta de pes­soal no Centro Hos­pi­talar Cova da Beira, o que ori­gina uma des­re­gu­lação dos ho­rá­rios de tra­balho. As mesmas ra­zões le­varam os tra­ba­lha­dores dos hos­pi­tais de Abrantes, dia 16, e de San­tarém, dia 15, a ma­ni­festar o seu pro­testo.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Luta firme dos professores obtém compromissos do Governo

RE­SUL­TADO As reu­niões ini­ci­adas no dia se­guinte à greve e à ma­ni­fes­tação na­ci­onal con­fir­maram que a jor­nada de dia 15 foi «um ex­ce­lente con­tri­buto para a con­cre­ti­zação dos ob­jec­tivos rei­vin­di­ca­tivos».

Greve mineira pára Aljustrel

As actividades de extracção e produção de minério em Aljustrel encontram-se paralisadas fruto da adesão massiva dos trabalhadores à greve convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM), iniciada às 06h00 de ontem, 22, e que se...

«Carcaçada» nos quartéis <br>tem compreensão

Na segunda-feira, num comunicado a propósito do apelo que tem sido feito em panfletos, para que hoje a hora de almoço seja passada no exterior das messes e refeitórios, as associações profissionais de militares manifestaram «compreensão para com esta iniciativa, que tem...

Pelo AE dos tripulantes de cabine

Numa assembleia-geral muito participada, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil rejeitou, no dia 17, a proposta da TAP para a revisão do acordo de empresa que regula o trabalho dos tripulantes de cabine.A presidente do SNPVAC relatou à agência Lusa que a proposta...