Fenprof valoriza negociação

Image 24037

O Con­selho Na­ci­onal da Fen­prof fez no sá­bado, dia 25, «uma apre­ci­ação po­si­tiva do pro­cesso ne­go­cial» que cul­minou com a as­si­na­tura de uma «de­cla­ração de com­pro­misso» sobre a car­reira do­cente e com a mar­cação de reu­niões com o Mi­nis­tério da Edu­cação para ou­tras ne­go­ci­a­ções (a pri­meira das quais tem lugar hoje, dia 30, sobre con­cursos de pro­fes­sores e pro­gressão aos 5.º e 7.º es­ca­lões da car­reira).
Para pre­parar estas ne­go­ci­a­ções, a fe­de­ração cons­ti­tuiu um grupo de tra­balho de­di­cado à re­com­po­sição da car­reira (re­po­si­ci­o­na­mento, des­con­ge­la­mento e pro­gressão) e outro que tra­tará o des­gaste dos pro­fis­si­o­nais.
No quadro da cam­panha de va­lo­ri­zação da edu­cação e dos seus pro­fis­si­o­nais, a Fen­prof de­cidiu pro­mover uma tri­buna pú­blica, dia 7 de De­zembro, na Praça Luís de Ca­mões, em Lisboa, e vai con­vidar fi­guras pú­blicas dos mais va­ri­ados sec­tores da vida na­ci­onal para dei­xarem o seu tes­te­munho.
O órgão di­ri­gente da Fen­prof re­a­firmou «a ac­tu­a­li­dade das pri­o­ri­dades rei­vin­di­ca­tivas es­ta­be­le­cidas no início do ano lec­tivo», en­fa­ti­zando «o des­con­ge­la­mento das car­reiras, a apo­sen­tação, os ho­rá­rios de tra­balho e os con­cursos, mas também a de­fesa de um re­gime de gestão de­mo­crá­tica para as es­colas e o com­bate a qual­quer ten­ta­tiva de mu­ni­ci­pa­li­zação da Edu­cação».
Com o pro­pó­sito de «rei­terar a sua po­sição fa­vo­rável à des­cen­tra­li­zação, mas con­trária à mu­ni­ci­pa­li­zação», a Fen­prof vai di­rigir-se aos par­ti­ci­pantes no Con­gresso da As­so­ci­ação Na­ci­onal dos Mu­ni­cí­pios Por­tu­gueses, a 9 de De­zembro, em Por­timão.

Mais de 20 mil

Uma de­le­gação da Fen­prof, in­cluindo o seu se­cre­tário-geral, Mário No­gueira, en­tregou no dia 24, no Mi­nis­tério da Edu­cação e na As­sem­bleia da Re­pú­blica, o abaixo-as­si­nado «Pela va­lo­ri­zação da Edu­cação e dos seus pro­fis­si­o­nais», com mais de 20 mil subs­cri­tores. Na AR esta ini­ci­a­tiva toma a forma de pe­tição.
Dos go­ver­nantes e de­pu­tados exige-se «von­tade, co­ragem e de­ter­mi­nação para que seja feito tudo o que se impõe no sen­tido de in­verter ca­mi­nhos er­rados que têm vindo a ser per­cor­ridos, con­di­ci­o­nados por po­lí­ticas ne­ga­tivas que têm des­va­lo­ri­zado a Edu­cação e os seus pro­fis­si­o­nais», mas a Fen­prof também de­cidiu fazer esta en­trega para res­ponder a «al­guns co­men­ta­dores e po­lí­ticos» que, a pro­pó­sito da ne­go­ci­ação com o ME, «têm des­fe­rido vi­o­lentos ata­ques aos do­centes e ao seu mo­vi­mento sin­dical».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Greve nas minas de Aljustrel <br>reforçada com apoio popular

UNI­DADE Na greve de 22 a 26 de No­vembro, por me­lhores sa­lá­rios, ho­rá­rios e con­di­ções de saúde e se­gu­rança, os tra­ba­lha­dores das minas de Al­jus­trel e o seu sin­di­cato ti­veram a po­pu­lação do seu lado.

Governo tem de investir <br>nos transportes públicos

TRANS­PORTES O Se­cre­tário-geral da CGTP-IN acusou an­te­ontem, 28, o Go­verno de travar sis­te­ma­ti­ca­mente a con­tra­tação de pes­soal e a aqui­sição de ma­te­rial para «pôr na­vios e com­boios a cir­cular».

Grande greve na Saúde <br>reclama acção do Governo

RES­POSTA A greve na­ci­onal na Saúde, dia 24, teve ín­dices de adesão muito ele­vados, de­mons­trando a von­tade de luta dos tra­ba­lha­dores e exi­gindo que o Go­verno re­solva os pro­blemas apon­tados.

SITE Sul por melhor acordo <br>na Autoeuropa

Não deve ser dado como encerrada a negociação entre a administração da Volkswagen Autoeuropa e a Comissão de Trabalhadores, defendeu o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul. A...

Greve hoje contra «agente único»

No final de uma reunião, anteontem, dia 28, as organizações sindicais do sector ferroviário anunciaram que se mantém a greve convocada para hoje, dia 30. Para segunda-feira fora convocada pela administração da CP uma reunião no Instituto da Mobilidade e dos...

TUVR pára dia 5

Os trabalhadores da empres TUVR (Transportes Urbanos de Vila Real) vão fazer greve, no dia 5 de Dezembro, entre as 7 e as 24 horas, informou a Fectrans.A decisão foi tomada «em discussão com o seu sindicato, o STRUP», e nas reivindicações constam: o cumprimento da segunda...

Contrato armadilhado na cerâmica

Um contrato colectivo de trabalho (CCT) entre a associação patronal Apicer e um sindicato da UGT é «globalmente negativo» para os trabalhadores do sector da cerâmica e contém «armadilhas» que «vêm satisfazer claramente os interesses patronais»,...