SNCF elimina dois mil postos de trabalho

A com­pa­nhia pú­blica de ca­mi­nhos-de-ferro fran­cesa (SNCF) vai eli­minar 2081 postos de tra­balho, de acordo com a pro­posta de or­ça­mento para o pró­ximo ano, apre­sen­tada, dia 13, pela ad­mi­nis­tração.

Os sin­di­catos que par­ti­cipam no co­mité cen­tral do grupo vo­taram contra mais um or­ça­mento de aus­te­ri­dade, lem­brando que já este ano foram des­truídos cerca de dois mil em­pregos.

Os re­pre­sen­tantes dos tra­ba­lha­dores cri­ticam a po­lí­tica da ad­mi­nis­tração, que em nome do de­sem­penho e da pro­du­ti­vi­dade, tem vido a re­correr à sub­con­tra­tação de ser­viços.

A SNCF conta ac­tu­al­mente com 148 mil tra­ba­lha­dores, re­par­tidos pelos di­fe­rentes sec­tores: ma­te­rial cir­cu­lante e es­ta­ções, cons­trução e ma­nu­tenção de vias, bem como nos ser­viços da hol­ding que di­rige o grupo.



Mais artigos de: Breves Europa

Extrema-direita tutela três ministérios na Áustria

O Partido da Liberdade da Áustria (FPO), de extrema-direita, tem a seu cargo os ministérios do Interior, da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, na sequência de um acordo de coligação firmado, dia 15, com os conservadores (OVP). O programa da nova maioria, apresentado no...

TC espanhol anula 35 horas na Andaluzia

O Tribunal Constitucional espanhol decidiu, dia 15, declarar nula a redução para 35 horas do trabalho semanal dos funcionários da comunidade autónoma da Andaluzia, dando razão ao recurso apresentado pelo governo central. O TC considerou que a alteração do horário...