Cuba fecha 2017 de boa saúde

Cuba re­gistou o ano pas­sado a mais baixa taxa de mor­ta­li­dade in­fantil da sua his­tória; 4,1 em cada 1000 nados-vivos, sig­ni­fi­cando que, em termos ab­so­lutos, mor­reram menos 35 me­nores de um ano face a 2016. O feito foi su­bli­nhado pelo mi­nistro da Saúde Pú­blica, Ro­berto Mo­rales, numa ini­ci­a­tiva que as­si­nalou com tra­ba­lha­dores do sector o 59.º ani­ver­sário do triunfo da re­vo­lução cu­bana.

O res­pon­sável, ci­tado pelo Granma, órgão ofi­cial do Par­tido Co­mu­nista de Cuba, deu ainda ou­tros exem­plos que con­firmam que Cuba fe­chou 2017 de boa saúde, tais como: o au­mento da es­pe­rança de vida à nas­cença para os 78,45 anos; a di­mi­nuição da mor­ta­li­dade ma­terna de 42,6 para 38 por cada 100 mil nados-vivos e do nú­mero de bebés com baixo peso de 5,2 para 5 por cada 100 nados-vivos; a di­mi­nuição dos casos de dengue em 68 por cento; o au­mento do nú­mero de ci­rur­gias re­a­li­zadas em mais de cinco mil, apro­xi­mado o país do mi­lhão de ci­rur­gias num ano, ou a pro­dução de 71 mi­lhões de uni­dades me­di­ca­men­tosas à base de com­po­nentes na­tu­rais e téc­nicas tra­di­ci­o­nais.




Mais artigos de: Internacional

Libertação de Ahed Tamimi e dos menores palestinianos

PA­LES­TINA O Mo­vi­mento pelos Di­reitos do Povo Pa­les­tino e pela Paz no Médio Ori­ente apela aos que «prezam a li­ber­dade e a jus­tiça» para lu­tarem pela li­ber­tação «Ahed Ta­mimi e todos os me­nores presos por Is­rael».

Homicídios políticos ensombram Colômbia

PAZ De­zenas de lí­deres so­ciais foram as­sas­si­nados este ano e cen­tenas ame­a­çados pe­rante a inacção do Es­tado co­lom­biano, si­tu­ação que está a co­locar em causa a pa­ci­fi­cação do país.

Níger: manifestações, «democracia» e bases

Vários milhares de pessoas manifestaram-se em Niamey, no último dia de 2017, contra o próximo Orçamento do Estado, considerado «anti-social». Em resposta ao apelo de partidos da oposição, manifestantes desfilaram na capital e fizeram um comício defronte da...