MATOSINHOS

PCP exige reabertura de ligações ferroviárias

O PCP está a dis­tri­buir à po­pu­lação de Ma­to­si­nhos um co­mu­ni­cado no qual dá a co­nhecer a ini­ci­a­tiva do seu grupo par­la­mentar de dis­cutir na As­sem­bleia da Re­pú­blica a re­a­ber­tura do ser­viço fer­ro­viário entre Lei­xões e Er­me­sinde e a sua li­gação à es­tação de Cam­panhã. Este de­bate é uma opor­tu­ni­dade para «ga­rantir este im­por­tante ins­tru­mento de mo­bi­li­dade na re­gião do grande Porto, que im­porta re­cu­perar e di­na­mizar».

O PCP re­corda que esta linha po­derá servir «de­zenas de mi­lhares de pes­soas que vivem e tra­ba­lham no grande Porto», as­se­gu­rando a li­gação ao centro ur­bano de Ma­to­si­nhos e Va­longo, pas­sando por im­por­tantes nú­cleos ha­bi­ta­ci­o­nais da Maia, Va­longo e Ma­to­si­nhos e ainda ao Porto de Lei­xões e pla­ta­formas lo­gís­ticas in­ter­mo­dais». Além disso, per­mi­tiria a li­gação a di­versas li­nhas de trans­porte ro­do­viário e de Metro, a hos­pi­tais e polos uni­ver­si­tá­rios, a uni­dades in­dus­triais e a «todas as ro­do­vias es­tru­tu­rantes do Norte do País». Para além da re­a­ber­tura da linha, e para que esta res­ponda efec­ti­va­mente às ne­ces­si­dades, o Par­tido de­fende a cons­trução de es­ta­ções e ape­a­deiros com es­ta­ci­o­na­mento e in­ter­ven­ções em di­versos ou­tros.



Mais artigos de: Breves PCP

Pescadores prejudicados por avaria de grua

Face à avaria da grua de varagem do Porto das Poças, na Ilha das Flores, que já dura desde meados de Dezembro, os pescadores locais estão impossibilitados de desenvolver normalmente as suas actividades. Esta situação é, para o PCP, «inaceitável e constitui um...