SPD alemão aceita negociar com Merkel

O con­gresso fe­deral do Par­tido So­cial-De­mo­crata alemão (SPD), re­a­li­zado em Bona, aprovou no do­mingo, 21, a aber­tura de ne­go­ci­a­ções for­mais para uma nova co­li­gação de go­verno com a União De­mo­crata-Cristã da chan­celer An­gela Merkel.

A pro­posta, apre­sen­tada pelo di­ri­gente do par­tido, Martin Schulz, foi apro­vada por mai­oria e con­tes­tada pelos sec­tores mais jo­vens do SPD.

An­gela Merkel saudou de ime­diato o «Sim» dos so­cial-de­mo­cratas às ne­go­ci­a­ções com o seu par­tido, pre­vendo que as mesmas serão «in­tensas» mas mos­trando-se con­fi­ante em que as reu­niões de­cor­rerão num «clima de sen­satez», apesar das «di­ver­gên­cias». Se­gundo a chan­celer, o pré-acordo al­can­çado a 12 de Ja­neiro será a base para o con­senso sobre as po­lí­ticas do fu­turo go­verno alemão.

«Para nós é im­por­tante, nestas ne­go­ci­a­ções, que a Ale­manha tenha um go­verno es­tável, que possa en­frentar as ques­tões do fu­turo e pro­curar so­lução para elas», disse Merkel, apon­tando como ob­jec­tivos o im­pul­si­o­na­mento da eco­nomia, o di­gital, a jus­tiça so­cial e a se­gu­rança na­ci­onal.

Re­pre­sen­tantes dos dois par­tidos reu­niram-se esta se­gunda-feira para de­finir o plano do pro­cesso ne­go­cial.

A Ale­manha está num im­passe para a for­mação de um go­verno desde Se­tembro úl­timo.

 



Mais artigos de: Europa

Redistribuição de lugares no PE deve compensar Portugal

UNIÃO EU­RO­PEIA Por­tugal deve re­cu­perar de­pu­tados na fu­tura re­dis­tri­buição de lu­gares no Par­la­mento Eu­ropeu re­sul­tante da saída do Reino Unido, de­fende o PCP, que re­cusa o re­forço de poder das grandes po­tên­cias.

Aumento sem precedentes dos multimilionários

DE­SI­GUAL­DADE Os mais ricos que re­pre­sentam um por cento da po­pu­lação mun­dial ar­re­ca­daram mais de 80 por cento da ri­queza criada no mundo em 2017, in­forma o re­la­tório da Oxfam, di­vul­gado esta se­gunda-feira, 22.

Nova Rota de Seda incrementa comércio

Em 2017, um total de 3673 comboios de mercadorias viajaram da China para a Europa, número superior ao conjunto do registado nos seis anos anteriores, o que representa uma subida homóloga de 116%, informou esta semana a Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (CNRD) chinesa. Segundo Yan...

Plano Juncker II: a propaganda continua

No início do seu mandato, em 2014, o presidente da Comissão Europeia, J.C. Juncker, quis lançar um dito «ambicioso» plano de investimento destinado a «relançar o crescimento económico na União Europeia». Sem fundos adicionais,...