Reabilitação urbana, acção social e educação são áreas prioritárias em Arraiolos

IN­VES­TI­MENTOS Com um or­ça­mento 10,9 mi­lhões de euros, este ano a Câ­mara Mu­ni­cipal de Ar­rai­olos prevê con­cluir a obra de re­cu­pe­ração do ci­ne­te­atro e avançar com a re­mo­de­lação do com­plexo de pis­cinas.

Am­pli­ação das zonas in­dus­triais de Ar­rai­olos e de Vi­mi­eiro

Image 24427

Outra das «apostas» da au­tar­quia para o ano de 2018 passa pela re­a­bi­li­tação ur­bana na sede do con­celho, a vila de Ar­rai­olos, e nas lo­ca­li­dades de Vi­mi­eiro e São Pedro da Ga­fa­nho­eira.

A acção so­cial e a edu­cação são ou­tras áreas de «in­ter­venção pri­o­ri­tária» do mu­ni­cípio, que fará o seu acom­pa­nha­mento com as ins­ti­tui­ções par­ti­cu­lares de so­li­da­ri­e­dade so­cial (IPSS) e com o agru­pa­mento de es­colas.

A au­tar­quia – com quatro eleitos da CDU e um do PS – também ten­ciona criar um ga­bi­nete de apoio ao mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo, uma área que pre­tende de­sen­volver, para a di­na­mi­zação cul­tural, des­por­tiva e so­cial do con­celho.

No sector eco­nó­mico, a Câ­mara Mu­ni­cipal está a pro­jectar a am­pli­ação das zonas in­dus­triais de Ar­rai­olos e de Vi­mi­eiro.

O mu­ni­cípio, que aguarda há vá­rios anos pela cer­ti­fi­cação dos seus tra­di­ci­o­nais ta­petes, pre­tende também dar con­ti­nui­dade ao pro­cesso de can­di­da­tura do Ta­pete de Ar­rai­olos a Pa­tri­mónio Cul­tural Ima­te­rial da Hu­ma­ni­dade, da Or­ga­ni­zação das Na­ções Unidas para a Edu­cação, Ci­ência e Cul­tura (UNESCO).

Para este ano, está também pre­vista a ma­nu­tenção de eventos como «O Ta­pete está na Rua» e o «Fes­tival da Em­pada», além da atracção de vi­si­tantes com os cen­tros in­ter­pre­ta­tivos do Ta­pete de Ar­rai­olos e do Mundo Rural.

Fazer mais e me­lhor em Mon­forte e Avis

O or­ça­mento da Câ­mara Mu­ni­cipal de Mon­forte para 2018 ronda os 7,1 mi­lhões de euros.

Este ano, o mu­ni­cípio es­pera ini­ciar as obras para su­primir a co­ber­tura de ami­anto que está ins­ta­lada na ac­tual Es­cola Bá­sica 2,3, num in­ves­ti­mento de 2,8 mi­lhões de euros. A con­clusão das obras do lar de idosos na fre­guesia rural de Santo Aleixo, no valor de 1,5 mi­lhões de euros, é outro dos pro­jectos da au­tar­quia para 2018.

A Câ­mara de Mon­forte prevê também re­qua­li­ficar o Edi­fício dos Ama­relos para a ins­ta­lação de 16 pai­néis de azu­lejos, que re­tratam a vida e a lenda dos mi­la­gres da Rainha Santa Isabel.

Além da re­a­bi­li­tação de ruas e en­tradas, o mu­ni­cípio pre­tende ainda ini­ciar a re­qua­li­fi­cação da zona do rossio e tem ainda, em fase em­bri­o­nária, o lan­ça­mento de um pro­jecto para o re­a­lo­ja­mento de uma co­mu­ni­dade de etnia ci­gana.

Ao nível dos im­postos mu­ni­ci­pais, a au­tar­quia de­cidiu manter em 0,30 por cento a taxa do Im­posto Mu­ni­cipal sobre Imó­veis (IMI) e em cinco por cento a taxa de par­ti­ci­pação no Im­posto Sobre o Ren­di­mento das Pes­soas Sin­gu­lares (IRS) a pagar este ano por pes­soas com do­mi­cílio fiscal no con­celho.

In­ves­ti­mentos
Em Avis, o or­ça­mento da au­tar­quia ronda os 9,2 mi­lhões de euros. A Câ­mara Mu­ni­cipal prevê in­vestir cerca de 2,2 mi­lhões de euros na cons­trução de uma casa mor­tuária, na re­a­bi­li­tação da «Casa dos Braga – Fórum Mu­ni­cipal da Cul­tura» e na re­qua­li­fi­cação de infra-es­tru­turas des­por­tivas, como o campo de fu­tebol e o com­plexo de pis­cinas.

A au­tar­quia pre­tende também efec­tuar obras de be­ne­fi­ci­ação de ca­mi­nhos e es­tradas mu­ni­ci­pais e con­cluir a se­gunda fase da li­gação entre a vila e o clube náu­tico, através de um cor­redor pe­donal e ci­clável.

Ao nível dos im­postos mu­ni­ci­pais, a Câ­mara de­cidiu manter em 0,30 por cento a taxa do Im­posto Mu­ni­cipal sobre Imó­veis (IMI) e em cinco por cento a taxa de par­ti­ci­pação no Im­posto Sobre o Ren­di­mento das Pes­soas Sin­gu­lares (IRS) a pagar este ano por pes­soas com do­mi­cílio fiscal no con­celho.




Mais artigos de: Nacional

«Os Verdes» denunciam demora no apoio a agricultores

Numa pergunta enviada no dia 7 de Fevereiro ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR), o Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» solicitou esclarecimentos sobre «quanto tempo está a demorar, em média, a...

AMRS aprova GOP e orçamento para 2018

A Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região de Setúbal aprovou, recentemente, as grandes opções do plano (GOP) e o orçamento para 2018. Este importante documento de gestão inscreve no Plano...

Centenário de Lino Lima

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão realiza no dia 21, às 15 horas, na Sala da Assembleia Municipal, o colóquio «Uma vida pela liberdade – centenário de nascimento de Lino Lima». Participam, entre outros, o presidente do município, Paulo Cunha, e...

Domingo no Porto

O Conselho Português para a Paz e Cooperação promove, dia 18, a partir das 16 horas, no Rivoli Teatro Municipal, no Porto, mais um «Concerto pela Paz». O espectáculo conta a participação de Miguel Araújo, Ginasiano Escola de Dança, Coral de Letras da...

Exposição do MDM

Hoje, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, é inaugurada, às 16 horas, a exposição documental «50 anos em movimento. Mulheres fazendo história». Patente até ao dia 19 de Maio, esta mostra integra-se na comemoração do cinquentenário...