ALANDROAL

Comboio tem que servir a população e a região

O PCP pro­moveu re­cen­te­mente, no Alan­droal, um de­bate sobre a fer­rovia, in­ti­tu­lado «Não Que­remos Ficar a Ver Passar os Com­boios». Par­ti­ci­param Carlos Re­forço, pre­si­dente da As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Évora, Fran­cisco As­sei­ceiro, da Co­missão para os As­suntos Eco­nó­micos junto do Co­mité Cen­tral do PCP (CAE), e João Oli­veira, da Co­missão Po­lí­tica. Carlos Re­forço co­meçou por lem­brar a evo­lução da rede fer­ro­viária por­tu­guesa e o seu re­flexo no «lento pro­cesso de ade­quação aos re­qui­sitos de li­gação à rede fer­ro­viária eu­ro­peia. O au­tarca de­nun­ciou ainda o des­man­te­la­mento da CP e de­fendeu a exis­tência de um com­boio de pas­sa­geiros que sirva o con­celho do Alan­droal, para além do trans­porte de mer­ca­do­rias. Já Fran­cisco As­sei­ceiro con­si­derou que não estar pre­vista uma pa­ragem do com­boio de pas­sa­geiros no Alan­droal é «uma marca da po­lí­tica de di­reita que apenas quer ligar o porto de Sines à fron­teira e à Eu­ropa» e, assim, «es­quecer o in­te­rior e o [grave pro­blema do] seu des­po­vo­a­mento».

A en­cerrar a sessão, João Oli­veira re­feriu que o in­ves­ti­mento que vai ser feito na li­gação Sines-Caia «pode ser trans­for­mado num factor de de­sen­vol­vi­mento da re­gião se forem tidas em conta as suas vá­rias ver­tentes», ou seja, não apenas o trans­porte de mer­ca­do­rias mas também o de pas­sa­geiros. Re­al­çando os lo­cais onde de­verão ser cri­adas es­ta­ções ou cais, o di­ri­gente e de­pu­tado co­mu­nista des­tacou três polos es­sen­ciais: Vendas Novas, Évora e a zona dos már­mores. A in­dús­tria, as ro­chas or­na­men­tais e as pro­du­ções agrí­cola, agro­pe­cuária e in­dus­trial e sil­ví­cola «devem estar con­si­de­radas na infra-es­tru­tura», con­cluiu João Oli­veira.

 



Mais artigos de: Breves PCP

PCP alerta para convergências entre PSD e PS

Numa nota do Gabinete de Imprensa divulgada no dia 21, o PCP considerou o Congresso do PSD, realizado dias antes, uma «clara tentativa de apagamento da memória da acção de destruição do País e dos direitos que este partido protagonizou a partir do governo, e de...