A luta é o caminho no ensino e no mundo do trabalho

JUVENTUDE A Direcção Nacional (DN) da JCP, reunida nos dias 14 e 15, analisou a situação política e social dos jovens portugueses, e delineou estratégias para intensificar a luta e o reforço da organização.

Mobilização para a grande jornada de luta do 1.º de Maio

Na Resolução Política aprovada na reunião a DN apela não só à «continuidade da luta» como à «elevação do seu patamar» a partir dos problemas concretos das escolas, faculdades e locais de trabalho.

Nesse sentido, os jovens comunistas vão continuar a dinamizar a campanha «Contra os exames nacionais» no Ensino Secundário, um «processo injusto de avaliação», que «desvaloriza o trabalho feito pelos estudantes em 2/3 do ano lectivo», e «uma das principais barreiras à progressão no ensino, penalizando quem tem menos condições sócio-económicas, contribuindo para a elitização da educação».

A JCP condena a existência de exames nacionais e exige a valorização da avaliação contínua, sistema de avaliação que exige que as escolas estejam dotadas dos meios necessários para a implementar.

Esclarecer e mobilizar
Os jovens comunistas estarão, também, nas instituições de Ensino Superior, com a campanha «O Jovem», procurando denunciar os problemas sentidos, particularmente as barreiras económicas, e afirmando as suas propostas, assim como nas Escolas Profissionais (EP), aprofundando o seu conhecimento sobre esta realidade, procurando intervir regularmente e com elementos concretos, para esclarecer e mobilizar os estudantes. Nas EP o objectivo passa por «construir mais movimento associativo», para que os estudantes possam ter um espaço de representação e defesa dos seus interesses e direitos.

De igual forma, a intervenção junto dos jovens trabalhadores continuará com a mobilização para o 1.º de Maio, «esclarecendo que é pela luta que lá vamos e que a precariedade, baixos salários e horários desregulados não são inevitáveis».

Cultura para todos
Com o Concurso de Bandas da Festa do Avante!, sob o lema «Cultura para todos – É pela luta que lá vamos», a JCP vai contactar milhares de jovens em todo o País. Entretanto, já se realizaram eliminatórias no Porto e em Loures, estando já mais de 60 bandas inscritas.

Solidariedade internacionalista

A DN aprovou uma moção onde manifesta a sua solidariedade com o povo e a juventude sírios. No documento, os jovens comunistas exigem o fim do apoio aos grupos terroristas e da agressão externa, assim como o respeito da soberania do povo sírio, pelo direito de decidir o seu futuro sem ingerências externas.

Na reunião condenou-se, ainda, as «manobras golpistas no Brasil», os «actos e manobras visando a desestabilização da economia e sociedade venezuelanas» e a «brutal violência das forças militares israelitas».

Desde a última reunião, a JCP participou no VI Congresso da LKSM da Rússia, nos dias 10 e 11 de Fevereiro, no 23.º Congresso da SDAJ da Alemanha, nos dias 24 e 25 de Março, e no 14.º Congresso La Fede da Argentina, de 13 a 15 de Abril.

Acampamento pela Paz em Serpa

Nos dias 27, 28 e 29 de Junho, Serpa acolhe o Acampamento pela Paz, organizado por um conjunto de organizações que estão a trabalhar para o sucesso da Plataforma pela Paz e Desarmamento, onde se integra a JCP. A iniciativa vai juntar mais uma vez centenas de jovens de todo o País, com debates, torneios desportivos, workshops, animações culturais e concertos.

 



Mais artigos de: Nacional

Portugal ergue a voz pela paz na Síria

SOLIDARIEDADE Acções em Lisboa e no Porto deram nos últimos dias expressão pública à luta pela paz e contra a agressão externa ao povo sírio, que desde a primeira hora mobiliza o movimento da paz português.

Luta de classes no Brasil debatida em Portugal

TERRA A 17 de Abril assinala-se o Dia Internacional da Luta Camponesa, em homenagem aos 19 trabalhadores rurais sem terra brasileiros assassinados pela polícia, em 1996, em Eldorado dos Carajás.

«Boas contas» da CDU aprovadas em Almada

RECONHECIMENTO Em 2017, a Câmara Municipal de Almada apresentou uma boa saúde financeira, resultante da gestão da CDU e da elevada competência e dedicação dos trabalhadores da autarquia.

Proveitos superam os custos no Seixal

A Câmara Municipal do Seixal aprovou, quinta-feira, 19, o Relatório de Actividades e Prestação de Contas referente ao exercício de 2017. Os documentos refectem um resultado líquido no montante de 19 671 505 euros, o que configura, pelo 8.º ano consecutivo, um exercício onde os proveitos superam os custos. Em paralelo, o...

CPPME apresenta propostas ao Governo

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) participou, no dia 13 de Abril, no Ministério das Finanças, nos trabalhos da Comissão de Acompanhamento que visa a extinção do Pagamento Especial por Conta (PEC) a partir de Janeiro de 2019. Afonso Luz, Quintino Aguiar e José Brinquete (dirigentes...

Protesto denuncia precariedade na Universidade de Coimbra

O núcleo de Coimbra da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) realizou, no dia 17 de Abril, junto à Porta Férrea da Universidade de Coimbra (UC), uma iniciativa de protesto e divulgação da actual situação dos bolseiros e precários na UC. Em nota de imprensa, a ABIC refere...

Benavente homenageia Domingos Lobo

A Câmara de Benavente homenageou o escritor e programador cultural, dia 20, com a entrega da Medalha de Mérito Municipal e a inauguração da exposição «Domingos Lobo, a Vida e a Obra», no foyer do Cine-Teatro de Benavente. No conjunto de iniciativas inseriu-se ainda, dia 21, um recital de...