ONU pede diálogo no Saara Ocidental

O Con­selho de Se­gu­rança das Na­ções Unidas, reu­nido a 28 de Abril em Nova Iorque, de­fendeu o re­co­meço das ne­go­ci­a­ções para uma so­lução do con­flito do Saara Oci­dental.

A úl­tima ronda de con­ver­sa­ções entre Mar­rocos, a po­tência ocu­pante, e a Frente Po­li­sário, que luta contra a ocu­pação es­tran­geira, ocorreu em 2008.

O órgão de 15 mem­bros da ONU aprovou, com 12 votos, uma re­so­lução que pro­longa por mais seis meses a Missão das Na­ções Unidas para o Re­fe­rendo no Saara Oci­dental (Mi­nurso) e pediu às partes para re­to­marem o diá­logo «sem con­di­ções pré­vias». China, Rússia e Etiópia abs­ti­veram-se.

O man­dato da Mi­nurso, que conta 400 efec­tivos e um or­ça­mento anual de 52 mi­lhões de dó­lares, ter­mi­nava a 30 de Abril, mas foi agora pro­lon­gado até 31 de Ou­tubro deste ano com o ob­jec­tivo de «im­pul­si­onar de novo o pro­cesso po­lí­tico na zona», se­gundo a Prensa La­tina.

A re­so­lução apro­vada também pede aos es­tados vi­zi­nhos para con­tri­buírem para o pro­cesso po­lí­tico e au­mentar o en­vol­vi­mento nas ne­go­ci­a­ções. E des­taca «a ne­ces­si­dade de avançar para uma so­lução po­lí­tica re­a­lista, viável e du­ra­doura».

O en­viado do se­cre­tário-geral das Na­ções Unidas para o Saara Oci­dental, Horst Ko­ehler, as­se­gurou ao Con­selho de Se­gu­rança que se vai re­a­lizar em 2018 uma nova ronda de ne­go­ci­a­ções.

O Saara Oci­dental é um dos 17 ter­ri­tó­rios não au­tó­nomos sob su­per­visão do Co­mité Es­pe­cial de Des­co­lo­ni­zação da ONU. Em 1976, a Frente Po­li­sário pro­clamou a in­de­pen­dência do ter­ri­tório e es­ta­be­leceu a Re­pú­blica Árabe Sa­a­raui De­mo­crá­tica, re­co­nhe­cida por 80 es­tados.




Mais artigos de: Internacional

Posição conjunta contra bombardeamento à Síria

SO­LI­DA­RI­E­DADE Por ini­ci­a­tiva do PCP, de­zenas de par­tidos co­mu­nistas e pro­gres­sistas de todo o mundo adop­taram uma po­sição con­junta con­de­nando o bom­bar­de­a­mento da Síria pelos EUA, Reino Unido e França.

Paz em construção na península coreana

PAZ Os di­ri­gentes da Co­reia do Norte e do Sul reu­niram-se e acor­daram em tra­ba­lhar pela des­nu­cle­a­ri­zação da pe­nín­sula e pela paz per­ma­nente. Resta saber se os Es­tados Unidos aceitam o pro­cesso de paz.

Trabalho americano, do desconto à liquidação total

Na semana passada, o secretário norte-americano da Habitação e do Desenvolvimento Urbano, Ben Carson, anunciou que pretende triplicar o valor das chamadas «rendas mínimas» pagas por 4,7 milhões de pessoas que vivem em habitações sociais ou que têm acesso ao arrendamento subsidiado pelo governo federal. Actualmente,...

«Unidade, compromisso e vitória» é bandeira de milhões em Cuba

O Dia do Trabalhador foi assinalado com desfiles massivos em várias cidades de Cuba. Dias depois da eleição de Miguel Díaz-Canel para a presidência do país, o novo chefe de Estado e de governo encabeçou, juntamente com Raúl Castro, primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba, e com Ulises...