Veto da «Lei da Uber» dá razão ao PCP

TÁXI O veto e a de­vo­lução da «Lei da Uber» ao Par­la­mento, por parte do Pre­si­dente da Re­pú­blica cons­titui uma «opor­tu­ni­dade» para «im­pedir» a apro­vação de le­gis­lação que des­truirá o sector do táxi, afirma o PCP.

O País não pode estar à mercê das mul­ti­na­ci­o­nais

Em nota do seu Ga­bi­nete de Im­prensa, o PCP lembra que o de­creto n.º 201/​XIII, re­la­tivo ao re­gime ju­rí­dico de trans­porte in­di­vi­dual e re­mu­ne­rado de pas­sa­geiros em veí­culos des­ca­rac­te­ri­zados a partir de pla­ta­forma ele­tró­nica, foi apro­vado por PS, PSD e CDS, no final de Março.

A apro­vação desta le­gis­lação, «a ir por di­ante», abriria «a porta à des­truição de um sector (do táxi) de base na­ci­onal», in­tro­du­ziria «novos e mais gra­vosos me­ca­nismos de ex­plo­ração dos tra­ba­lha­dores», re­ti­raria «ao País e às pe­quenas e mé­dias em­presas (PME) im­por­tantes re­ceitas que pas­sa­riam a ser ca­na­li­zadas para o es­tran­geiro» e co­lo­caria «o fu­turo do trans­porte in­di­vi­dual de pas­sa­geiros nas mãos de mul­ti­na­ci­o­nais», alerta o do­cu­mento di­vul­gado no dia 30.

No en­tanto, adi­antam os co­mu­nistas, o veto de Mar­celo Re­belo de Sousa «não al­tera» o facto de a Uber e ou­tras mul­ti­na­ci­o­nais ac­tu­arem, há mais de quatro anos, de forma ilegal no País, con­tando «com a ver­go­nhosa cum­pli­ci­dade das au­to­ri­dades».

Nova opor­tu­ni­dade

A de­vo­lução do di­ploma à As­sem­bleia da Re­pú­blica abre, agora, uma nova pos­si­bi­li­dade de re­a­pre­ciar a le­gis­lação, que con­tará com a ini­ci­a­tiva e con­tri­buição do PCP, de­sig­na­da­mente para im­pedir a exis­tência «de um re­gime pa­ra­lelo e con­cor­ren­cial ao do táxi, ad­mi­tindo que as mul­ti­na­ci­o­nais possam in­ter­me­diar a compra de ser­viços de táxi no quadro de uma lei do sector do táxi mo­der­ni­zado» e «de dois re­gimes com re­gras di­fe­rentes para um mesmo ser­viço e uma mesma pro­fissão».

As pro­postas dos co­mu­nistas têm ainda como ob­jec­tivo re­forçar «um re­gime la­boral que im­ponha a exis­tência de con­tratos de tra­balho e adopte me­ca­nismos que travem a sobre-ex­plo­ração da força de tra­balho» e apoiar «a mo­der­ni­zação do sector do táxi».




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