Petrogal em greve por direitos e salários

Os tra­ba­lha­dores da Pe­trogal estão em greve, desde se­gunda-feira até às 14 horas de sá­bado, pros­se­guindo a luta em de­fesa da con­tra­tação co­lec­tiva e dos di­reitos que a ad­mi­nis­tração pre­tende re­tirar.

Na re­fi­naria do Porto (Ma­to­si­nhos), onde es­teve, nas pri­meiras horas da greve, a de­pu­tada Ângela Mo­reira, do PCP, a pa­ra­li­sação tem man­tido um nível de adesão de cerca de 90 por cento. A média foi re­fe­rida ao Avante! an­te­ontem, dia 12, por José Santos, di­ri­gente do SITE Norte e da Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN, que as­si­nalou a adesão total dos tra­ba­lha­dores do en­chi­mento, im­pe­dindo a saída de ca­miões-cis­terna.

Na re­fi­naria de Sines, a adesão média tem sido na ordem dos 70 por cento. Hélder Guer­reiro, di­ri­gente do SITE Sul e da Co­missão de Tra­ba­lha­dores da Pe­trogal, notou que há uni­dades muito im­por­tantes e al­guns turnos com ní­veis que chegam aos 100 por cento, mas os efeitos da luta são pre­ju­di­cados pelo des­pacho anti-greve, mais uma vez pu­bli­cado pelo Go­verno. Impõe, por exemplo, que as uni­dades pro­du­tivas per­ma­neçam nos «mí­nimos téc­nicos», apesar de ní­veis de adesão que pro­vo­ca­riam a sua pa­ragem.

José Santos cri­ticou o facto de, até ao mo­mento, o mi­nistro do Tra­balho ainda não ter dado an­da­mento ao com­pro­misso que as­sumiu a 16 de Maio, quando teve lugar uma con­cen­tração de tra­ba­lha­dores da Pe­trogal frente ao Mi­nis­tério. Pe­rante a de­le­gação que re­cebeu, o mi­nistro disse que iria sus­citar um pro­cesso de me­di­ação, con­vo­cando uma reu­nião com re­pre­sen­tantes dos tra­ba­lha­dores e da ad­mi­nis­tração, para en­con­trar so­lução ne­go­ciada para este con­flito la­boral.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Ilegalidades não impedem a luta dos professores

GREVE O Go­verno tentou impor prá­ticas ile­gais, acusou a Fen­prof no dia 11, ape­lando «aos pro­fes­sores, para não se ate­mo­ri­zarem, e às di­rec­ções das es­colas, para não as­su­mirem a ile­ga­li­dade».

21.º Encontro Nacional de CT

No dia 8, no Porto, teve lugar o 21.º Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores, que decorreu sob o lema «Valorizar os trabalhadores, Desenvolver a luta em unidade» e contou com a participação de 249 membros de 78 comissões e sub-comissões de trabalhadores. Por unanimidade, foi aprovada...