Município de Silves homenageia José Vitoriano

A Câmara Municipal de Silves inaugurou no dia 17 um busto de José Vitoriano, homenageando assim o operário corticeiro, sindicalista e destacado dirigente comunista natural do concelho, por ocasião do centenário do seu nascimento, cumprido no ano passado. O busto está instalado no Largo das Pimenteiras, junto à catedral da cidade.
Na inauguração do monumento, a presidente do município, Rosa Palma, destacou a figura humana e o silvense empenhado, quer na construção da sua educação, quer na melhoria das condições de vida dos trabalhadores. Já Vasco Cardoso, da Comissão Política do CC do Partido, traçou o perfil do militante empenhado, funcionário clandestino e preso por 17 anos, que dedicou toda a sua vida ao projecto comunista. António Goulart, em representação da CGTP-IN, lembrou o activista sindical dedicado à melhoria das condições de vida dos trabalhadores.
A historiadora e biógrafa de José Vitoriano, Maria João Duarte, lembrou o homem inteligente que gostava de conversar e o filho, Carlos, falou do pai atento, mesmo quando ausente devido à prisão, recordando as visitas que lhe fez no cárcere com a mãe, Diamantina. O presidente da Assembleia da República (da qual José Vitoriano foi vice-presidente) enviou uma mensagem à autarquia saudando-a pela iniciativa.




Mais artigos de: Nacional

Dia do Pastor comemorado em Chaves

A Associação dos Agricultores e Pastores do Norte promoveu no passado dia 10, na freguesia de Valdanta (Chaves), uma iniciativa comemorativa do Dia do Pastor. As comemorações envolveram cerca de duas centenas de pastores da região do Alto Tâmega e constaram de diversas actividades, entre concursos e actuações musicais....