Itália volta a proibir desembarque de migrantes

O mi­nistro do In­te­rior ita­liano, Matteo Sal­vini, voltou a proibir, dia 12, o de­sem­barque de 67 mi­grantes re­co­lhidos por um navio da guarda cos­teira tran­sal­pina.

Os mi­grantes foram ini­ci­al­mente salvos pelo re­bo­cador ita­liano Vos Tha­lassa, ao largo da costa líbia, al­guns dos quais terão pro­vo­cado uma re­volta a bordo, com re­ceio de serem de­vol­vidos ao local de par­tida.

Em fun­ções desde 1 de Junho, Sal­vini já proibiu a en­trada em portos ita­li­anos de na­vios de ONG que operam no sal­va­mento de mi­grantes no Me­di­ter­râneo.

O res­pon­sável pelo In­te­rior pre­tende ainda alargar esta proi­bição aos na­vios das mis­sões in­ter­na­ci­o­nais, po­sição que, se­gundo a im­prensa, é con­tes­tada por uma facção do Mo­vi­mento 3 Es­trelas, prin­cipal par­tido da co­li­gação go­ver­na­mental que in­tegra a Liga de Matteo Sal­vini.



Mais artigos de: Breves Europa

Cruz Vermelha denuncia políticas migratórias

O presidente da Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, Francesco Rocca, repudiou, dia 10, as políticas migratórias restritivas, considerando «inaceitáveis» as acções e a retórica dos governos que criminalizam os imigrantes e as pessoas que os auxiliam. Referindo-se à situação de «emergência» que...

Um em cada dez jovens não estuda nem trabalha

A percentagem de jovens (entre os 15 e os 24 anos) que não trabalham nem estudam fixou-se nos 10,6 por cento no primeiro trimestre do ano, no conjunto dos 28 estados-membros, segundo uma estimativa divulgada, dia 12, pelo Eurostat. A taxa apresenta um ligeiro recuo face ao período homólogo (10,9%) e ao último trimestre...