Fortuna dos mais ricos equivale a 13% do PIB

A fortuna dos 45 indivíduos mais ricos de Portugal é superior a 24 mil milhões de euros, correspondendo a cerca de 13 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

A lista, elaborada pela revista Forbes para a edição de Julho/Agosto, é liderada pela família Amorim, cujos principais activos são a petrolífera Galp e a Corticeira Amorim, valendo 4502 milhões de euros.

Alexandre Soares dos Santos, dono da Jerónimo Martins e Walk’in Clinics, surge em segundo lugar com 3419 milhões de euros.

O terceiro empresário mais rico de Portugal é Vítor Manuel da Silva Ribeiro, cujos principais activos são a Alves Ribeiro Construção, o Banco Invest e a Mundicenter, proprietária e responsável pela gestão de oito centros comerciais, entre os quais o Amoreiras Shopping Center, em Lisboa.

Vasco de Mello, presidente do grupo José de Mello, que detém a José de Mello Saúde e a Brisa, é o quarto da lista da Forbes Portugal, com uma fortuna de 1179 milhões de euros.

Segue-se Pedro Mendonça de Queiroz Pereira, dono do grupo industrial da pasta e do papel Semapa, e do Hotel Ritz, com uma fortuna avaliada em 1129 milhões de euros.

Em sexto lugar estão Manuel Violas e Rita Violas e Sá, com 889 milhões de euros, cujos principais activos são o grupo Super Bock e a sociedade de investimentos turísticos Solverde.



Mais artigos de: Aconteceu

Petição exige fim das comissões bancárias

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Deco, entregou, dia 12, na Assembleia da República, uma petição que exige o fim das comissões bancárias sem serviço prestado. A iniciativa, que reuniu 20 mil assinaturas, pretende que os deputados definam os actos que podem ser considerados serviços bancários e...

Tiago Rodrigues vence Prémio Europa de Teatro

O director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, é um dos vencedores do Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais, segundo decisão do júri, anunciada dia 11. Em comunicado, a organização refere que o premiado tem «dado vida a uma nova forma pessoal de construir pontes entre cidades e nações,...

Festival de Almada homenageia Yvette Centeno

A escritora, professora e investigadora Yvette Centeno foi homenageada, dia 12, no 35.º Festival de Almada. Cofundadora do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), do Centro de Investigação do Imaginário Literário e do Gabinete de Estudos de Simbologia da Universidade de Lisboa, Yvette Centeno foi...

Faleceu a actriz Laura Soveral

A actriz Laura Soveral faleceu, dia 12, aos 85 anos, em Lisboa. Trabalhou em teatro, cinema e televisão. Entre os muitos trabalhos que fez, participou no filme «Uma Abelha na Chuva» (1972), de Fernando Lopes, e em «Tabu», de Miguel Gomes (2015). Foi galardoada com o Prémio Bordalo, da Casa da Imprensa (1968), e com o...