Fortuna dos mais ricos equivale a 13% do PIB
A fortuna dos 45 indivíduos mais ricos de Portugal é superior a 24 mil milhões de euros, correspondendo a cerca de 13 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
A lista, elaborada pela revista Forbes para a edição de Julho/Agosto, é liderada pela família Amorim, cujos principais activos são a petrolífera Galp e a Corticeira Amorim, valendo 4502 milhões de euros.
Alexandre Soares dos Santos, dono da Jerónimo Martins e Walk’in Clinics, surge em segundo lugar com 3419 milhões de euros.
O terceiro empresário mais rico de Portugal é Vítor Manuel da Silva Ribeiro, cujos principais activos são a Alves Ribeiro Construção, o Banco Invest e a Mundicenter, proprietária e responsável pela gestão de oito centros comerciais, entre os quais o Amoreiras Shopping Center, em Lisboa.
Vasco de Mello, presidente do grupo José de Mello, que detém a José de Mello Saúde e a Brisa, é o quarto da lista da Forbes Portugal, com uma fortuna de 1179 milhões de euros.
Segue-se Pedro Mendonça de Queiroz Pereira, dono do grupo industrial da pasta e do papel Semapa, e do Hotel Ritz, com uma fortuna avaliada em 1129 milhões de euros.
Em sexto lugar estão Manuel Violas e Rita Violas e Sá, com 889 milhões de euros, cujos principais activos são o grupo Super Bock e a sociedade de investimentos turísticos Solverde.