1209 – Construção da Catedral de Naumburgo

De­cla­rada pela Unesco, a 1 de Julho de 2018, Pa­tri­mónio Mun­dial da Hu­ma­ni­dade, a ca­te­dral desta ci­dade alemã do es­tado da Sa­xónia-Anhalt, ex-RDA, é con­si­de­rada uma das mais im­por­tantes cons­tru­ções da Alta Idade Média eu­ro­peia. A es­ta­tuária em pedra do in­te­rior, atri­buída ao ainda hoje enig­má­tico «Mestre de Naum­burgo», é no­tável. O es­cultor e ar­qui­tecto, de que se des­co­nhece até o nome, em vez de santos es­culpiu no­bres, de­sig­na­da­mente doze dos pa­tronos da igreja, em ta­manho na­tural e tão ricos em ex­pressão e de­talhe como se os ti­vesse co­nhe­cido, em­bora tenha vi­vido 200 anos de­pois dos seus re­tra­tados. Entre as ima­gens, no es­sen­cial con­cluídas em 1249, des­taca-se a da con­dessa Uta de Naum­burgo, a «mu­lher mais bela da Idade Média», bem como a de dois ani­mais a jogar xa­drês, que uns iden­ti­ficam como ma­cacos e ou­tros como um ma­caco e uma lontra. Esta re­pre­sen­tação é tanto mais in­só­lita quanto o jogo foi con­de­nado por Roma em 1215 como ac­ti­vi­dade mun­dana que afas­tava das ques­tões es­pi­ri­tuais. Há quem ad­mita que o tra­balho es­cul­tó­rico a três di­men­sões, pouco comum na época, seja obra de um grupo de ar­te­sãos for­mados por um «mestre» em França, já que es­ta­tuária idên­tica se en­contra nas ca­te­drais fran­cesas de Reims, Amiens, Noyon, Char­tres e Metz.