- Nº 2332 (2018/08/9)

Madrid reacta negociações com governo catalão

Breves Europa

O governo de Espanha reatou, dia 1, as negociações com o governo regional da Catalunha, sete anos após a ruptura do diálogo. As duas delegações estiveram reunidas durante quatro horas na sede da Generalitat, em Barcelona, sem no entanto lograrem uma aproximação de posições.

«Houve sérias divergências, mas o facto de se poder exprimir normalmente essas grandes divergências é igualmente importante», declarou no final da reunião o ministro da Política Territorial, Meritxell Batet, que dirige a delegação de Madrid.

Por seu lado, Ernest Maragall, referiu que as partes têm «concepções da normalidade muito diferentes», notando que o novo primeiro-ministro, Pedro Sanches (PSOE), não tem qualquer projecto para resolver o conflito.

A delegação catalã voltou a exigir a realização de um referendo sobre a autodeterminação e a libertação dos dirigentes independentistas presos. Madrid aposta na negociação de um acordo sobre as relações entre a Catalunha e o governo central, o qual seria submetido a referendo.