PCP aprofunda conhecimento sobre saúde no distrito
O Estado do Serviço Nacional de Saúde é para o PCP um tema de extrema importância. António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República e outros dirigentes regionais realizaram dois encontros, a 25 de Julho, com a Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo e com a delegação regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
No Hospital de Santarém foram recentemente contratados cerca de 20 enfermeiros e feito o anúncio de abertura de concurso para mais 80, mas estes números não respondem às necessidades apuradas que apontam para a falta de 210.
Mantêm-se também problemas relativos às condições de trabalho dos profissionais, particularmente no que toca à excessiva carga horária a que estão submetidos, bem como ao não descongelamento das carreiras.
A necessidade urgente de se avançar com as obras do Bloco Operatório já motivou uma pergunta do Grupo Parlamentar ao Ministério da Saúde, tendo em conta que este é um elemento de maior valia e necessidade para a prestação de cuidados daquela unidade.
Em comunicado a DORSA reafirmou a «necessidade do actual Governo do PS avançar com mais investimento e valorização dos profissionais da saúde, apelando a todos os trabalhadores, bem como aos utentes em geral para que se unam e lutem pela resolução dos graves problemas que se continuam a fazer sentir.»