Energia em Portugal é das mais caras da UE

Por­tugal foi o ter­ceiro país da União Eu­ro­peia (UE) que apre­sentou, em 2017, os preços mais ele­vados da elec­tri­ci­dade e do gás.

De acordo com o ga­bi­nete de es­ta­tís­ticas da UE, o preço do qui­lowatt-hora no nosso país (23,6 cên­timos) apenas foi in­fe­rior aos pra­ti­cados na Bél­gica e na Di­na­marca (28,5 e 26,7 cên­timos res­pec­ti­va­mente).

Também no que se re­fere ao gás, os por­tu­gueses pagam os preços mais ele­vados do bloco co­mu­ni­tário (9,3 cên­timos KW/​h), apenas atrás da Ir­landa e da Suécia (9,6 e 12 cên­timos, res­pec­ti­va­mente).

Este pri­meiro es­tudo com­pa­ra­tivo a nível co­mu­ni­tário, di­vul­gado dia 7, não re­fere dados da Ale­manha, Es­panha, Itália e Chipre, tanto no que res­peita à elec­tri­ci­dade como ao gás, bem como de Malta, Fin­lândia e Grécia, no que res­peita ao gás.

O preço da ele­tri­ci­dade por qui­lowatt-hora va­riou entre o mí­nimo de 9,7 cên­timos, na Bul­gária, o má­ximo de 28,5 cên­timos na Bél­gica. Na mai­oria dos países os preços os­ci­laram entre os dez e os 20 cên­timos.

O preço do qui­lowatt-hora do gás va­riou entre os três e os 12 cên­timos (Ro­ménia e Suécia, res­pec­ti­va­mente). A mai­oria dos países ana­li­sados apre­sentou va­lores in­fe­ri­ores a oito cên­timos.

 



Mais artigos de: Aconteceu

Nelson Évora sagra-se campeão europeu

O português Nelson Évora sagrou-se, dia 12, pela primeira vez, campeão europeu do Triplo Salto ao ar livre, com a marca de 17,10 metros, nos campeonatos europeus de atletismo, decorrido em Berlim, Alemanha. Campeão mundial em 2007 e campeão olímpico em 2008, o atleta do Sporting, de 34 anos, obteve a sua melhor marca da...

Bienal homenageia Cruzeiro Seixas

A 20.ª edição da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira, inaugurada dia 10, promove uma homenagem ao pintor Cruzeiro Seixas, «um dos máximos expoentes do surrealismo português», que inclui uma mostra retrospectiva da sua obra plástica e poética. O evento, a decorrer até 23 de Setembro, tem como tema «Artes Plásticas...

A luta pelos baldios vista por João Gralheiro

O livro «Dos Baldios até à Publicação da Lei 75/2017, de 17 de Agosto», da autoria de João Gralheiro,  foi apresentado, dia 26 de Julho, em Vila Real, pelo professor Oliveira Baptista. Na sessão intervieram Carlos Silva vereador da Câmara Municipal e Armando Carvalho, presidente da Federação Nacional dos Baldios...