Emmerson Mnangagwa foi empossado no domingo, 26, como presidente da República do Zimbabwe, numa cerimónia no Estádio Nacional de Harare que se converteu em festa popular para celebrar o início de uma nova etapa do país.
O chefe do Estado apelou aos zimbabweanos para participarem nos esforços de desenvolvimento económico e prometeu melhores serviços, mais empregos, luta contra a corrupção e a construção de um futuro melhor para todos.
Milhares de pessoas assistiram ao acto, apoiando o líder da ZANU-PF e candidato vencedor das eleições de 30 de Julho.
No seu primeiro discurso como presidente do Zimbabwe, Mnangagwa falou num dia especial, um novo amanhecer para o país. Agradeceu ao povo a sua eleição, reiterou que as autoridades estão a investigar a onda de violência de 1 de Agosto, promovida pela oposição, e apelou ao respeito pela vontade popular expressa nas urnas.
Mnangagwa prometeu que nos próximos cinco anos o governo modernizará o país, avançará na industrialização e mecanização, melhorará os serviços públicos como a saúde e o saneamento e criará empregos para conseguir um Zimbabwe próspero. «Este é um momento de unidade e de fazer crescer o país, conseguir uma economia vibrante, livre da pobreza», disse.