CDU aponta situações de risco no Funchal e exige acção

INCÊNDIOS A CDU re­a­lizou no Fun­chal um con­junto de ini­ci­a­tivas alu­sivas aos pro­blemas de­cor­rentes dos in­cên­dios que fus­ti­garam a zona em 2016. Pre­sente es­teve Her­landa Amado, eleita pela CDU na AM do Fun­chal.

Mais de 80 fa­mí­lias ainda aguardam pela re­so­lução do seu pro­blema ha­bi­ta­ci­onal

Pas­sados dois anos sobre a tra­gédia que atingiu o Fun­chal, pro­vo­cando ele­vados danos, vá­rios dos pro­blemas con­ti­nuam sem qual­quer tipo de re­so­lução à vista de­vido à inércia das au­to­ri­dades mu­ni­ci­pais. Pro­blemas para os quais a CDU tem vindo a chamar a atenção, pelos danos e trans­tornos que ainda causam à po­pu­lação ma­dei­rense, e pelo risco que com­portam em caso de de­fla­gração de um novo in­cêndio.

É o caso da mo­no­cul­tura do eu­ca­lipto, em prol da in­dús­tria da ce­lu­lose, sus­cep­tível de pro­vocar a rá­pida pro­pa­gação dos fogos. A par do re­nas­ci­mento de al­guma ve­ge­tação, a re­flo­res­tação na­tural do eu­ca­lipto tem-se pro­pa­gado ra­pi­da­mente no Fun­chal, o que eleva o risco pela alta com­bus­ti­bi­li­dade desta es­pécie.

De­pois de, em 2016, terem sido de­vi­da­mente iden­ti­fi­cadas vá­rias si­tu­a­ções a ne­ces­sitar de in­ter­ven­ções ur­gentes, a ver­dade é que vá­rias es­tradas, al­gumas es­carpas e ta­ludes con­ti­nuam con­di­ci­o­nados. Existem ainda vias que estão abertas ao trân­sito apesar do pe­rigo que re­pre­sentam, e em re­lação às quais a Câ­mara Mu­ni­cipal diz não se res­pon­sa­bi­lizar pelos danos pes­soais ou ma­te­riais que nelas possam ocorrer, numa ati­tude de plena des­res­pon­sa­bi­li­zação.

«Não deixa de ser la­men­tável e re­pro­vável a pos­tura do mu­ni­cípio, no que diz res­peito às suas pro­pri­e­dades», de­clarou Her­landa Amado na Fre­guesia de Santo An­tónio. A Câ­mara Mu­ni­cipal do Fun­chal afirmou ter en­viado no­ti­fi­ca­ções e apli­cado coimas aos pro­pri­e­tá­rios de ter­renos ur­banos aban­do­nados de forma a manter a sua lim­peza e evitar a acu­mu­lação de com­bus­tível ve­getal. No en­tanto, são inú­meros os casos de ter­renos, pro­pri­e­dade do Go­verno Re­gi­onal e da câ­mara, que estão aban­do­nados e cer­cados por ve­ge­tação in­fes­tante.

Em 2016 foram iden­ti­fi­cados vá­rios casos de ino­pe­ra­ci­o­na­li­dade de bocas de in­cêndio que di­fi­cul­taram a in­ter­venção das forças de se­gu­rança. De­pois de pro­messas e ga­ran­tias dadas pelo exe­cu­tivo, ainda hoje se ve­ri­fica a de­sac­ti­vação de bocas de in­cêndio na fre­guesia do Monte.

«Pas­sados dois anos dos in­cên­dios de 2016, existem mais de 80 fa­mí­lias que ainda aguardam pela re­so­lução do seu pro­blema ha­bi­ta­ci­onal», afirmou a eleita numa outra ini­ci­a­tiva. Apesar das verbas para a re­cons­trução das ha­bi­ta­ções afec­tadas es­tarem já com­ple­ta­mente dis­po­ní­veis, a au­tar­quia tem-se re­ve­lado in­capaz de di­rigir a re­cons­trução da ci­dade.

A CDU re­clama que as au­to­ri­dades au­tár­quicas tomem me­didas para re­solver estes e todos os pro­blemas pen­dentes dos fogos de 2016, de ma­neira a que se nor­ma­lize a vida das po­pu­la­ções e se possam evitar novas tra­gé­dias.

 



Mais artigos de: Nacional

As mulheres e o trabalho» em exposição na Moita

TRA­BALHO Até ao dia 29 de Se­tembro, está pa­tente na Bi­bli­o­teca Mu­ni­cipal Bento de Jesus Ca­raça, na Moita, a ex­po­sição «As mu­lheres e o tra­balho – A in­dús­tria do ves­tuário no con­celho da Moita».

Propostas para acudir ao desastre dos incêndios

A Direcção da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) apresentou, no dia 22 de Agosto, um conjunto integrado de propostas e reclamações para acudir ao desastre provocado pelos incêndios de Monchique e Silves, mas também de outras regiões afectadas. As medidas – que o Governo e demais órgãos de soberania devem definir...

Governo Regional é obstáculo ao desenvolvimento dos Açores

O Coordenador Regional do PCP nos Açores, Vítor Silva, acompanhado por militantes e apoiantes da CDU, realizou, nos dias 24 e 25 de Agosto, um conjunto de visitas, contactos e reuniões no concelho das Lajes do Pico. Em nota de imprensa, a Coligação PCP/PEV acusou o Governo Regional e o PS/Açores de estar «há demasiado...

MDM condecorado em Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou, recentemente, a lista de personalidades e entidades que vão receber as Medalhas Honoríficas da Cidade na cerimónia comemorativa do Dia de Bocage e da Cidade, no dia 15 de Setembro. Na classe «Paz e Liberdade» é atribuída medalha, entre outros, ao Movimento Democrático de Mulheres...

Intervir em Gaia

ma delegação da CDU – constituída, entre outros, por Ângela Moreira, deputada do PCP na Assembleia da República, Mário David Soares, candidato à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia nas últimas eleições, e Olga Dias, eleita na Assembleia da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada – deslocou-se, no...

Seixal reivindica equipamentos sociais

A Câmara Municipal do Seixal aprovou, recentemente, uma tomada de posição pela construção urgente do Lar de Idosos de Fernão Ferro. Neste concelho existem apenas 124 vagas na rede de solidariedade para os mais de 24 mil idosos. Segundo Joaquim Santos, presidente da autarquia, «o Ministério da Solidariedade, Emprego e...