DIA «terceiriza» para despedir

A ali­e­nação de lojas Mi­ni­preço, que o Grupo DIA de­no­mina de «ter­cei­ri­zação», re­pre­senta «um des­pe­di­mento co­lec­tivo en­ca­po­tado» e «já des­truiu cen­tenas de postos de tra­balho», voltou a acusar o CESP/​CGTP-IN, a pro­pó­sito da greve que, no dia 23, teve a adesão de todos os dez tra­ba­lha­dores e pro­vocou o en­cer­ra­mento do su­per­mer­cado da­quela rede em Paço de Arcos (Oeiras).
Ao final da manhã, os tra­ba­lha­dores em greve con­cen­traram-se frente ao es­ta­be­le­ci­mento (na foto), le­vando para a rua a luta por ga­ran­tias de em­prego e di­reitos.
Numa nota de im­prensa, a anun­ciar a luta, o sin­di­cato acusou o Grupo DIA de ocultar in­for­mação sobre a di­mensão e im­pli­ca­ções deste pro­cesso até ao final do ano e de «trans­mitir lojas, como é o caso desta, pres­si­o­nando os tra­ba­lha­dores com trans­fe­rên­cias ou acordos de res­cisão».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Sindicatos acusam patronato dos restaurantes e hotéis

FU­TURO Valo­rizar o tra­balho, re­partir de forma justa a ri­queza e propiciar me­lhores con­di­ções de vida e de tra­balho a quem a cria no sector é in­dis­pen­sável para um tu­rismo de qua­li­dade.

Greve pelo AE encerrou balcões da CGD

LUTA A greve de dia 24 na Caixa Geral de De­pó­sitos, contra a de­núncia do acordo de em­presa por parte da ad­mi­nis­tração, afectou o fun­ci­o­na­mento dos ser­viços do banco pú­blico em todo o País.

Com as admissões anunciadas a EMEF reduz pessoal

PRE­CA­RI­E­DADE Ao anun­ciarem que serão ad­mi­tidos 102 tra­ba­lha­dores para a EMEF, o Go­verno e a CP não des­mentem que nesse nú­mero estão a contar quem já lá tra­balha em per­ma­nência com vín­culo pre­cário.

Greve de enfermeiros em Setembro

Seis sindicatos de enfermeiros decidiram convocar uma greve nacional para 20 e 21 de Setembro, para exigirem do Governo a negociação da carreira de Enfermagem.A decisão foi anunciada em conferência de imprensa, dia 22, após uma reunião em que os sindicatos iriam analisar a contraproposta que o Governo acabou por não...

Acordo na Algar

A Algar, empresa de valorização e tratamento de resíduos sólidos, com sede em Almancil e instalações em todo o Algarve, recuou na sua intenção inicial e actualizou os salários dos trabalhadores, informou o SITE Sul na semana passada.Em resultado do acordo negociado por este sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN, o aumento é...

Pelo AE na Carris

A Fectrans/CGTP-IN e o seu Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) promovem hoje, dia 30, a partir das 10 horas, frente à Câmara Municipal de Lisboa, uma «tribuna pública» para exigir que a administração da Carris assine o texto do Acordo de Empresa que foi negociado e aceite...