Hipocrisia e retrocesso social

Manuel Rodrigues

O INE divulgou na passada quinta-feira que a taxa de desemprego desceu para 6,8% em Junho, quer em termos homólogos quer em cadeia, sendo a mais baixa desde Setembro de 2002.

Como o PCP tem vindo a a afirmar, trata-se de reflexos positivos da reposição de direitos e rendimentos a que a intervenção do PCP e a luta dos trabalhadores e do povo obrigaram e que não significam a solução para um problema que só outra política pode resolver.

Ao invés, Assunção Cristas, considerando positiva esta evolução, associou-a à legislação laboral que «vem de trás»: «Volto a dizer que baixa com um enquadramento de legislação laboral que vem de trás e que, infelizmente, este Governo agora quer alterar».

Ora, sabendo nós que a política de direita, a política de submissão ao capital monopolista, à União Europeia e ao euro são os grandes responsáveis pelo desemprego em Portugal; sabendo também que as alterações à legislação laboral pelo governo PSD/CDS pesaram profundamente no aumento da taxa de desemprego, não podemos deixar de rir perante tamanha hipocrisia.

Contrariando este sentido de progresso (embora limitado), o governo minoritário do PS, em vez de assumir uma política de ruptura com a política de direita, optou por prosseguir essa política. E a prova disso, se outras não houvesse, está na natureza das alterações à legislação laboral que apresentou recentemente na Assembleia da República.

Cristas diz querer a resolução do problema. Mas a receita que aponta vai exactamente no sentido do retrocesso social de que o seu governo foi exímio executor: baixos salários, desregulação de horários de trabalho, precariedade, emigração forçada e, claro, mais desemprego.

Não terá sido por isso que o CDS, com a sua abstenção, viabilizou as propostas do PS?...




Mais artigos de: Opinião

O mundo na Festa

É com enorme satisfação que, este ano e uma vez mais, é aguardada a presença solidária de dezenas de delegações estrangeiras, oriundas dos quatro cantos do mundo, na Festa do Avante!. Com a sua participação, a Festa será igualmente um espaço de debate sobre os desenvolvimentos e as grandes tendências na situação...

Hora a hora

A Comissão Europeia anunciou na semana passada que iria propor o fim da mudança da hora em todos os países da União Europeia. Invocam uma consulta pública online e interesses «do mercado interno». Tanto empenho em cumprir o resultado da consulta pública (a quem? Divulgada onde?) não deixa de ter uma certa graça vinda...

Carreiras, o charlatão

O Governo de Passos Coelho estava a 5 minutos de resolver o problema da Linha de Cascais quando hordas de comunistas expulsaram Ministros e Secretários de Estado dos gabinetes que ocuparam durante quase 5 anos, Pires de Lima ia exactamente carregar no botão do solucionómetro que traria, instantaneamente, 50 carruagens de...

Papiniano Carlos, escritor insubmisso

Assinalam-se 100 anos do nascimento de Papiniano Carlos. Com uma obra multifacetada destinada a diversos públicos e abrangendo a lírica, o canto, o romance, a crónica e a literatura infantil, tem em toda a sua obra a marca do resistente antifascista, do intelectual progressista e combativo, do escritor insubmisso que nunca perdeu a esperança.

Com tudo

Dois anos depois de a corrupta elite política brasileira ter protagonizado no Senado o degradante espectáculo que levou à destituição da presidente eleita Dilma Rousseff e guindou o Brasil à categoria de república das bananas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os direitos políticos do ex-presidente Lula para o...