Compromisso com os portuenses
Na Câmara e Assembleia Municipal do Porto, os eleitos da CDU têm vindo a propor um conjunto de medidas que correspondem aos compromissos que assumiram com os portuenses e que visam melhorar as condições da cidade e da sua população.
Incluídas na proposta de orçamento para 2019 ou já aprovadas está a constituição, com dinheiros municipais, de um fundo de apoio à dinamização do movimento associativo popular; a redução de 10 por cento do IMI para os munícipes com morada permanente na sua própria habitação; a criação de um mecanismo de apoio especial às associações de moradores com habitação construída; o início de um processo de reabilitação do Parque da Corujeira.
O orçamento para o próximo ano contempla, ainda, a reabilitação de vários bairros municipais, dos edifícios municipais desocupados para habitação social e a aquisição de imóveis exercendo o direito de preferência visando diminuir o prazo da entrega de habitações sociais e a fixação da população; o início da reabilitação de alguma rede viária e outras obras determinantes para a cidade; a dotação de mais equipamentos e mais trabalhadores com condições de trabalho dignas para a urgente melhoria da limpeza urbana.
No dia 30 de Outubro, o orçamento da Câmara do Porto, com um valor de 239,9 milhões de euros, foi aprovado com a abstenção da Coligação PCP-PEV e os votos contra do PS e do PSD. Apesar das suas propostas terem sido acolhidas, a CDU considera que o orçamento é «insuficiente» e que «é necessário ir mais longe».