Medalha de Mérito para Casimiro Menezes
No decurso do 21.º Congresso Nacional de Medicina que se realizou no dia 27 de Outubro, em Lisboa, o Conselho Nacional da Ordem dos Médicos (OM) atribuiu a Medalha de Mérito a Casimiro Menezes, «por ter contribuído de forma relevante com a sua actividade e mérito pessoal para a dignificação da profissão médica, bem como da medicina portuguesa».
Com 74 anos, Casimiro Menezes fundou e assumiu cargos dirigentes em serviços hospitalares e clínicos, integrou a Comissão Nacional de Resistência aos Antibióticos, assumiu importantes cargos na Ordem dos Médicos e, entre 2015 e 2018, foi presidente da Comissão de Ética da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (entre 2015 e 2018). Integra os corpos sociais de diversas associações da área da saúde e é sócio do Sindicato dos Médicos da Região Sul. Publicou artigos sobre epidemiologia na consagrada The Lancet e na revista da Sociedade Portuguesa dos Hospitais Distritais.
Foi vereador na Câmara Municipal e eleito na Assembleia Municipal de Portalegre, tendo-lhe sido atribuída em 2006, pela Câmara Municipal, a Medalha de Grau Ouro. Actualmente, é presidente da direcção da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI e membro do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Económico e Social. Entre 2008 e 2015 foi membro do Conselho Consultivo Nacional da Segurança Social e da Comissão Consultiva do Instituto da Segurança Social.