Libertação de Ahmad Sa’adat exigida em semana de acção e solidariedade

Is­rael en­car­cera ac­tu­al­mente 6 mil presos po­lí­ticos pa­les­ti­ni­anos

O PCP ex­pressou «a sua so­li­da­ri­e­dade a Ahmad Sa’adat, secre­tário-geral da Frente Po­pular para a Li­ber­tação da Pa­les­tina (FPLP), en­car­ce­rado em Is­rael», as­so­ci­ando-se, desta forma, à cam­panha in­ter­na­ci­onal em de­fesa da de­vo­lução à li­ber­dade daquele di­ri­gente pa­trió­tico, pro­mo­vida entre 15 e 22 de Ja­neiro por or­ga­ni­za­ções de de­fesa dos presos po­lí­ticos pa­les­ti­ni­anos.

Em nota di­vul­gada pelo seu ga­bi­nete de im­prensa, o Par­tido lembra que «Ahmad Sa’adat foi con­de­nado a uma pena de trinta anos de prisão por um tri­bunal mi­litar is­ra­e­lita por lutar pela li­ber­dade do povo pa­les­ti­niano, por re­sistir à ilegal ocu­pação da sua pá­tria, por de­nun­ciar os crimes de que o seu povo é ví­tima. Uma sen­tença que é tanto mais ilegal e ile­gí­timaquanto foi pro­fe­rida por um tri­bunal mi­litar do Estado que é a po­tência ocu­pante e que, em afronta ao Di­reito In­ter­na­ci­onal, pros­segue uma po­lí­tica de co­lo­ni­zação e opressão contra o povo pa­les­ti­niano».

«Nos cár­ceres de Is­rael, Ahmad Sa’adat tem sido sub­me­tido às mais vi­o­lentas e se­veras con­di­ções, so­mando mais de três anos em re­gime de total iso­la­mento», ao qual «só um per­sis­tente mo­vi­mento de re­sis­tência acabou por pôr termo».

Como muitos ou­tros presos po­lí­ticos pa­les­ti­ni­anos», acres­centa-se no texto, também o se­cre­tário-geral da FPLP «tem trans­for­mado a prisão em mais um ter­reno de re­sis­tência à ocu­pação e de uni­dade do mo­vi­mento de re­sis­tência na­ci­onal pa­les­ti­niano».

Pri­meira linha

Re­cor­dando que «actu­al­mente estão en­car­ce­rados por Is­rael cerca de 6 mil presos po­lí­ticos pa­les­ti­ni­anos: pa­tri­otas, di­ri­gentes, eleitos, ho­mens, mu­lheres e cri­anças», «por de­fen­derem a sua terra contra o avanço da co­lo­ni­zação, por re­sis­tirem às vi­o­lên­cias e hu­mi­lha­ções quo­ti­di­anas, por não se re­sig­narem e lu­tarem pelo seu di­reito a viver em paz, de forma livre e so­be­rana, na sua pá­tria», o PCP su­blinha ainda que «a li­ber­tação dos mi­lhares de presos po­lí­ticos pa­les­ti­ni­anos das ca­deias de Is­rael – muitos deles de­tidos sem culpa for­mada e sub­me­tidos a vi­o­lentas con­di­ções, que in­cluem a tor­tura – cons­titui uma das di­men­sões fun­da­men­tais da causa na­ci­onal do povo pa­les­ti­niano».

O PCP apro­veitou a oca­sião para, uma vez mais, rei­terar «a sua so­li­da­ri­e­dade para com a luta da FPLP e de todas as ou­tras forças re­vo­lu­ci­o­ná­rias, pro­gres­sistas e pa­trió­ticas pa­les­ti­ni­anas contra a ocu­pação si­o­nista e pelo res­peito e re­a­li­zação dos ina­li­e­ná­veis di­reitos na­ci­o­nais do povo pa­les­ti­niano», e para apelar «ao re­forço da acção do mo­vi­mento de so­li­da­ri­e­dade em Por­tugal com a causa na­ci­onal do povo pa­les­ti­niano, in­cluindo com a exi­gência da li­ber­tação de todos os pa­tri­otas pa­les­ti­ni­anos presos nas pri­sões de Is­rael».




Mais artigos de: Internacional

Venezuela Bolivariana mobiliza-se contra intentos desestabilizadores

O vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, apelou às forças revolucionárias para defender a soberania da Venezuela e a Revolução Bolivariana face a constantes agressões. O também presidente da Assembleia Nacional Constituinte denunciou os factos protagonizados por uma vintena de...

Milhões de trabalhadores aderiram a greve geral na Índia

GREVE Mi­lhões de tra­ba­lha­dores in­di­anos ade­riram à greve geral de dois dias, a 8 e 9 deste mês, con­vo­cada por di­versos sin­di­catos contra o go­verno de Delhi, exi­gindo mais em­pregos e me­lhores sa­lá­rios.

Estados Unidos ameaçam endurecer bloqueio a Cuba

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, afirmou que a Lei Helms-Burton recrudesce a política de bloqueio contra Havana e tem como objectivo impor em Cuba um regime do agrado do governo dos Estados Unidos. «A Lei Helms-Burton endurece a política de bloqueio económico, comercial e financeiro imposta a Cuba, persegue o...

PCP solidário com o PC Sudanês

O PCP «denuncia e condena firmemente» a detenção pelas autoridades sudanesas de vários membros do Partido Comunista Sudanês (PCS), nomeadamente do seu Comité Central, incluindo de Ali Said e de Fathi Alfadl, membros do Bureau Político do PCS, assim como o cerco por forças militares e policiais à sede do PCS. As centenas...

Respeitar a soberania e integridade da RDC

A África do Sul e Angola, bem como a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), saudaram o presidente eleito da República Democrática do Congo (RDC) Félix Tshisekedi, que será empossado esta semana, em Kinshasa. As mensagens de Pretória, de Luanda e da organização regional, em momentos diferentes, são mais...