Este sábado todos os caminhos vão dar ao Encontro Nacional

ELEIÇÕES De­bater e afirmar as grandes li­nhas de in­ter­venção do PCP nas ba­ta­lhas e po­lí­ticas elei­to­rais deste ano, é um dos motes do En­contro Na­ci­onal que tem lugar no pró­ximo sá­bado, em Ma­to­si­nhos.

Dar-se-á re­levo às pro­postas e rumo para vencer os cons­tran­gi­mentos

«Al­ter­na­tiva Pa­trió­tica e de Es­querda. So­lu­ções para um Por­tugal com fu­turo!», é o lema da ini­ci­a­tiva que o PCP pro­move dentro de dois dias no Centro de Des­portos e Con­gressos de Ma­to­si­nhos, entre as 11h00 às 18h30. Os par­ti­ci­pantes, que por esta al­tura devem, ma sua mai­oria, ter já na sua posse o cartão que lhes per­mite acesso ao re­cinto, devem chegar sen­si­vel­mente meia hora mais cedo para que os tra­ba­lhos se ini­ciem no mo­mento apra­zado.

Além de abordar as ori­en­ta­ções que vão con­fi­gurar a in­ter­venção dos co­mu­nistas nas elei­ções, de­sig­na­da­mente para o Par­la­mento Eu­ropeu, agen­dadas para o pró­ximo dia 26 de Maio, e para a As­sem­bleia da Re­pú­blica, que se re­a­lizam a 6 de Ou­tubro deste ano, no En­contro Na­ci­onal ha­verá es­paço para afirmar os ele­mentos cen­trais da al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda, as con­di­ções e os ob­jec­tivos das so­lu­ções que o PCP pre­co­niza para o fu­turo de Por­tugal, e cujo de­sen­vol­vi­mento e in­ten­si­fi­cação da mo­bi­li­zação em sua de­fesa vão para lá dos su­frá­gios.

Assim, para além da ne­ces­sária ca­rac­te­ri­zação da si­tu­ação em que se en­contra o nosso País e o nosso povo e da iden­ti­fi­cação dos pro­blemas – que é, si­mul­ta­ne­a­mente, um «li­belo acu­sa­tório» à po­lí­tica de di­reita im­posta por su­ces­sivos go­verno PS, PSD e CDS em favor do pre­do­mínio dos mo­no­pó­lios na­ci­o­nais e es­tran­geiros na vida na­ci­onal –, em Ma­to­si­nhos dar-se-á re­levo às pro­postas e rumo ne­ces­sá­rios para vencer os cons­tran­gi­mentos ao de­sen­vol­vi­mento so­be­rano e ao pro­gresso eco­nó­mico e so­cial em Por­tugal.

O papel cen­tral da luta dos tra­ba­lha­dores e do povo, da con­ver­gência de de­mo­cratas e pa­tri­otas e do re­forço do PCP como con­dição de­ter­mi­nante para al­cançar uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda e um go­verno que a con­cre­tize, também vão ter lugar cen­tral no En­contro.

Tudo pronto

Uma ini­ci­a­tiva da di­mensão do En­contro Na­ci­onal do PCP, so­bre­tudo quando le­vada a cabo com re­curso fun­da­mental a meios pró­prios e à mi­li­tância, re­quer uma no­tável ca­pa­ci­dade de or­ga­ni­zação co­lec­tiva. Pode dizer-se que, no es­sen­cial, tudo está pronto para re­ceber os par­ti­ci­pantes.

Os que se des­locam para Ma­to­si­nhos em vi­a­tura pró­pria, têm à dis­po­sição dois par­ques de es­ta­ci­o­na­mento: na Es­cola e no Es­tádio do Mar. Os que vêm em au­to­carros das res­pec­tivas or­ga­ni­za­ções, fi­carão sen­si­vel­mente a 50 me­tros do Centro de Des­portos e Con­gressos.

No in­ter­valo para o al­moço, os par­ti­ci­pantes podem des­locar-se à Es­cola Óscar Lopes se du­rante a manhã ad­qui­rirem se­nhas de re­feição para o efeito, ao bar do pa­vi­lhão onde serão ser­vidas re­fei­ções li­geiras, ou aos res­tau­rantes nas pro­xi­mi­dades e ao Centro Co­mer­cial Norte Shop­ping, os quais, no seu con­junto, têm ca­pa­ci­dade para cen­tenas de pes­soas.



Mais artigos de: PCP

Potencialidades do Oeste desperdiçadas por opções políticas

A importância da vitivinicultura na Região Oeste enquanto actividade económica e contributo para a produção nacional motivou uma recente jornada de contactos do PCP com produtores, enólogos e adegas cooperativas. Da delegação do Partido faziam parte, entre outros, Miguel Viegas, deputado no Parlamento Europeu, e João...

PCP e PEV querem mais com mais CDU

Comunistas e ecologistas fazem um balanço positivo da sua intervenção nesta legislatura e salientam que sem as forças políticas que compõem a CDU, muitos dos direitos e rendimentos repostos não o teriam sido. Isso mesmo disseram Jerónimo de Sousa e Heloísa Apolónia no final de um encontro de...