«Ataque químico» na Síria foi uma montagem ocidental

Po­lí­ticos norte-ame­ri­canos e eu­ro­peus pro­curam «es­quecer» os bom­bar­de­a­mentos contra a Síria, de­pois de um pro­dutor do canal bri­tâ­nico BBC re­co­nhecer que as gra­va­ções em vídeo do su­posto ataque quí­mico na ci­dade síria de Duma, em Guta Ori­ental, no ano pas­sado, foram uma mon­tagem.

«Muitos po­lí­ticos de topo dos EUA e da Eu­ropa, que uti­li­zaram o ale­gado ataque quí­mico das forças go­ver­na­men­tais da Síria como pre­texto para atacar com bombas e mís­seis esse país árabe, agora evitam a questão ten­tando eludir a sua res­pon­sa­bi­li­dade moral, po­lí­tica e penal», afirmou Ígor Ko­nashénkov, porta-voz do Mi­nis­tério da De­fesa russo.

Se­gundo a agência no­ti­ciosa Sputnik, o res­pon­sável da BBC na Síria, Riam Da­lati, após meio ano de in­ves­ti­gação, con­firmou que a cena no hos­pital de Duma, de 7 de Abril de 2018, foi uma mon­tagem or­ga­ni­zada por grupos ar­mados ter­ro­ristas e pelos «Ca­pa­cetes Brancos», uma ONG fi­nan­ciada pelos ser­viços se­cretos bri­tâ­nicos.

Uma se­mana de­pois da di­vul­gação do vídeo com a mon­tagem do falso ataque quí­mico, EUA, França e Reino Unido uti­li­zaram as ima­gens como pre­texto para bom­bar­dear a Síria.

O ataque oci­dental teve lugar no mesmo dia em que a Or­ga­ni­zação para a Proi­bição de Armas Quí­micas (OPAQ) devia co­meçar a in­ves­tigar no ter­reno os factos.

As re­ve­la­ções do pro­dutor da BBC con­firmam a fal­si­fi­cação de ima­gens que, na al­tura, havia sido de­nun­ciada por meios de in­for­mação in­de­pen­dentes mas ne­gada pela ge­ne­ra­li­dade da im­prensa oci­dental.




Mais artigos de: Internacional

Nova Constituição de Cuba defende soberania e dignidade

RE­FE­RENDO A nova Cons­ti­tuição de Cuba de­fende a so­be­rania, in­de­pen­dência e dig­ni­dade do país, afirmou o pre­si­dente Mi­guel Díaz-Canel, a poucos dias do re­fe­rendo des­ti­nado a ra­ti­ficar a carta magna.

Venezuela denuncia novas ameaças dos EUA

IN­TERVENÇÃO O go­verno ve­ne­zu­e­lano de­nun­ciou as novas ame­aças do pre­si­dente dos EUA de uma in­ter­venção mi­litar na Ve­ne­zuela, ame­aças que vi­olam os prin­cí­pios da Carta das Na­ções Unidas.

Argentinos manifestam-se contra políticas neoliberais

Em Buenos Aires e noutras cidades argentinas, dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se nas ruas contra as políticas neoliberais do presidente Maurício Macri. As concentrações do dia 13, organizadas pelos movimentos sindical e social, foram um protesto contra o aumento do desemprego e da...

Eleições na maior economia africana

Se tudo correr bem, realizam-se no próximo sábado, 23, eleições gerais na Nigéria, considerada a maior economia africana. Marcado inicialmente para o dia 16, o escrutínio foi adiado por uma semana, cinco horas antes do início da votação, pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) nigeriana. «Após examinar...