EUA querem manter tropas na Síria

Não se sabe ao certo qual o ca­len­dário da re­ti­rada total das tropas norte-ame­ri­canas da Síria, para onde foram e onde se en­con­tram ile­gal­mente, sem per­missão do go­verno sírio e ao ar­repio de qual­quer re­so­lução das Na­ções Unidas.

A Casa Branca anun­ciou que os EUA dei­xarão «tem­po­ra­ri­a­mente» na Síria apenas «um pe­queno grupo de ma­nu­tenção da paz» com­posto por 200 sol­dados, após a re­ti­rada do grosso das suas tropas do país árabe.

Até agora, jul­gava-se que os EUA pre­ten­diam manter um total de 400 sol­dados na Síria, me­tade no No­ro­este do país e outra me­tade na base mi­litar norte-ame­ri­cana de Al Tanf, si­tuada perto da fron­teira com o Iraque e a Jor­dânia.

Se­gundo um alto fun­ci­o­nário em Washington, ci­tado pela Reu­ters, os sol­dados norte-ame­ri­canos des­ta­cados no No­ro­este da Síria fazem parte de um con­tin­gente mi­litar, também in­te­grado por tropas dos ali­ados eu­ro­peus (so­bre­tudo tropas es­pe­ciais do Reino Unido e da França).

O pre­si­dente Do­nald Trump tinha anun­ciado, a 19 de De­zembro do ano pas­sado, a re­ti­rada de cerca de 2000 sol­dados es­tado-uni­denses de ter­ri­tório sírio. Jus­ti­ficou a me­dida as­se­gu­rando que os EUA ti­nham cum­prido a sua missão de eli­minar na Síria o au­to­pro­cla­mado «Es­tado Is­lâ­mico».

Também no Afe­ga­nistão e no Iraque, após as in­ter­ven­ções mi­li­tares nesses países, os EUA mantêm tropas. Anun­ciam de vez em quando a saída dessas suas forças, mas tal nunca se ve­ri­ficou.




Mais artigos de: Internacional

Venezuela derrota provocação, EUA ameaçam com intervenção

AMEAÇA A Ve­ne­zuela der­rotou a pro­vo­cação mon­tada na zona da fron­teira com a Colômbia, mas os EUA con­ti­nuam a ame­açar com uma in­ter­venção mi­litar, a par da guerra eco­nó­mica, di­plo­má­tica e me­diá­tica.

Nova Constituição de Cuba aprovada por ampla maioria

RE­FE­RENDO O pre­si­dente de Cuba ex­pressou sa­tis­fação pelo re­sul­tado do re­fe­rendo re­a­li­zado no do­mingo, 24, em que quase sete mi­lhões de cu­banos ra­ti­fi­caram a nova Cons­ti­tuição da Re­pú­blica.

Novos protestos no Sudão em estado de emergência

PRO­TESTOS As ma­ni­fes­ta­ções no Sudão con­ti­nuam, mesmo de­pois da pro­cla­mação do es­tado de emer­gência e da re­mo­de­lação go­ver­na­mental pelo pre­si­dente Omar Al Ba­chir, cujo afas­ta­mento é exi­gido pela opo­sição.

Congresso da III Internacional

Nos primeiros dias de Março de 1919 realizou-se em Moscovo o Primeiro Congresso da III Internacional, a Internacional Comunista (IC), presidido por Lénine. A fundação da IC, as decisões assumidas no Congresso e o seu impacto internacional, foram determinantes para a criação e desenvolvimento...

O Estado e a Emergência

A declaração do Estado de Emergência, no passado dia 15, não foi apenas mais uma manobra demagógica de Trump para blasonar o financiamento do seu muro: é a mais grave violação da constituição dos EUA na história recente e um perigoso precedente do fascismo, tout court, para amanhã. Enquanto a figura constitucional do...