Washington e Pyongyang vão retomar negociações

DIÁLOGO Ne­go­ci­a­dores norte-ame­ri­cana e norte-co­re­anos vão re­tomar con­ver­sa­ções sobre a des­nu­cle­a­ri­zação da pe­nín­sula da Co­reia. O anúncio surgiu após uma nova reu­nião entre Trump e Kim Jong-un.

Reu­nião Kim-Trump mostra von­tade de avanço para «um novo fu­turo»

O líder da Re­pú­blica Po­pular De­mo­crá­tica da Co­reia (RPDC), Kim Jong-un, con­si­derou o seu en­contro com o pre­si­dente dos Es­tados Unidos (EUA), Do­nald Trump, uma «mostra da von­tade de avançar para um novo fu­turo». Em sua opi­nião, com este gesto, o di­ri­gente norte-ame­ri­cano ilus­trou a sua «de­ter­mi­nação em deixar para trás um pas­sado mar­cado por fortes di­fe­renças», in­formou a Prensa La­tina de Seul.

Trump, do seu lado, disse estar or­gu­lhoso e as­se­gurou que foi uma honra cruzar jun­ta­mente com Kim a linha di­vi­sória das duas co­reias, na zona des­mi­li­ta­ri­zada, e dar uns passos em ter­ri­tório norte-co­reano. Con­vidou Kim a vi­sitar a Casa Branca. O di­ri­gente norte-co­reano disse que seria uma «grande honra» se Trump vi­si­tasse Pyongyang.

De­pois de par­ti­cipar em Osaka, no Japão, na ci­meira do G-20, o pre­si­dente dos EUA des­locou-se à Co­reia do Sul e, no do­mingo, 30, à zona fron­tei­riça de Pan­munjon, onde se avistou com Kim, num en­contro não anun­ciado an­te­ci­pa­da­mente. Ali, na Casa da Paz, no lado sul, Trump e Kim, a que se juntou o pre­si­dente sul-co­reano, Moon Jae-in, re­a­li­zaram uma reu­nião à porta fe­chada.

O pre­si­dente dos EUA anun­ciou de­pois que uma equipa li­de­rada pelo seu se­cre­tário de Es­tado, Mike Pompeo, vai em breve rei­ni­ciar ne­go­ci­a­ções com os norte-co­re­anos sobre a des­nu­cle­a­ri­zação da pe­nín­sula. Disse que há muitas ques­tões di­fí­ceis por re­solver mas mos­trou-se con­fi­ante em que a nova ronda de con­sultas possa su­perá-las.

De­pois dos avanços em 2018, o pro­cesso de des­nu­cle­a­ri­zação da pe­nín­sula da Co­reia chegou a um im­passe na ci­meira de Hanói, a se­gunda entre Kim e Trump, após EUA terem exi­gido ce­dên­cias de Pyongyang e re­cu­sado le­vantar as san­ções eco­nó­micas, mesmo par­ci­al­mente, contra os norte-co­re­anos.

Grande parte da co­mu­ni­dade in­ter­na­ci­onal opõe-se à im­po­sição uni­la­teral de san­ções e, no caso da RPDC, elas apenas atra­saram as con­ver­sa­ções com Seul e Washington vi­sando con­cre­tizar a via di­plo­má­tica para a des­nu­cle­a­ri­zação, a paz du­ra­doura e o de­sen­vol­vi­mento da pe­nín­sula.

A reu­nião em Pan­munjon foi o ter­ceiro en­contro entre Kim e Trump em pouco mais de um ano, quatro meses de­pois da reu­nião, ce­le­brada em Hanói, em fi­nais de Fe­ve­reiro. Antes, em Junho de 2018, re­a­lizou-se a pri­meira ci­meira, em Sin­ga­pura.




Mais artigos de: Internacional

EUA e Rússia dialogam sobre desarmamento

DIÁLOGO Após um en­contro em Osaka entre os pre­si­dentes Putin e Trump, Rússia e EUA vão efec­tuar con­sultas bi­la­te­rais sobre o acordo Start III. Também na ci­meira do G-20, EUA e China anun­ci­aram o rei­nício das ne­go­ci­a­ções sobre co­mércio.

Gigantescas manifestações exigem poder civil no Sudão

Forças militares e milícias reprimiram violentamente as gigantescas manifestações populares no Sudão, no domingo, 30 de Junho, 30.º aniversário do golpe de Estado de 1989 que levou ao poder Omar al-Bashir, o ditador derrubado em Abril. As manifestações, que inundaram as ruas de Cartum e de...

Partido Comunista dos EUA reuniu 31.ª Convenção Nacional

De 21 a 23 de Junho realizou-se em Chicago a 31.ª Convenção Nacional do Partido Comunista dos Estados Unidos da América, em que participaram 276 delegados e convidados. Tendo lugar num quadro político nacional caracterizado por uma perigosa deriva fascizante, a Convenção valorizou muito as...

A não ser a guerra

O Senado dos EUA aprovou, na quinta-feira passada, o maior orçamento militar de sempre: 750 mil milhões de dólares para 2020. Mas este não é só o maior orçamento para a guerra da história estado-unidense, que absorve já 60% de toda a despesa federal. É, de longe, o maior do mundo: no envelope...