Frases

“Há um ano, o PCP propôs, e foi apro­vado, que a Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa fi­zesse um es­tudo para saber qual é a ca­pa­ci­dade de carga [tu­rís­tica] de Lisboa. Há um mês uma ve­re­a­dora per­guntou se es­tava a ser feito. Não há re­sul­tados, nem houve res­posta.”

(Bár­bara Reis, Pú­blico, 12.7.19)

 

“Já este sé­culo, en­con­trei em Bra­gança uma Fun­dação Oli­veira Sa­lazar com o mesmo ob­jec­tivo: tirar fi­lhos de ambos os sexos a fa­mí­lias ci­ganas e re­e­ducá-los num in­ter­nato ‘cris­tão’ para que, che­gados a adultos, re­e­du­cassem os ou­tros ci­ganos.”

(José Ga­briel Pe­reira Bastos, Pú­blico, 12.7.19)

 

“Oxalá o tempo deste Junho fresco se man­tenha por muitos e bons anos e meses. Assim
po­de­remos con­ti­nuar a dizer, como dis­semos de­pois dos In­cên­dios Flo­res­tais de 2003 e 2005, que tudo corria bem.”

(Agos­tinho Lopes, Jornal Eco­nó­mico, 12.7.19)

 

“Não há uma ver­da­deira cul­tura de se­gu­rança [nas minas de Al­jus­trel]. Há muitos aci­dentes que são ocul­tados. O medo per­siste, os tra­ba­lha­dores têm re­ceio de perder o em­prego e na maior parte das vezes não falam.”

(Luís Ca­vaco, do Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores
da In­dús­tria Mi­neira, Visão, 12.7.19)

 

”Quase 2,7 mi­lhões não con­se­guem pagar taxas [mo­de­ra­doras no SNS].”

(Tí­tulo, Cor­reio da Manhã, 15.7.19)

 

“O mer­cado de emis­sões de car­bono não levou a re­du­ções de gases com efeito de es­tufa, pelo con­trário. (…) Temos de deixar de lado a ideia de com­prar e vender di­reitos de po­luir e fixar li­mites de emis­sões de um con­junto de po­lu­entes.”

(João Fer­reira, Ne­gó­cios, 15.7.19)

 

“Hoje até vemos grandes em­presas a fazer cam­pa­nhas em de­fesa do am­bi­ente, pro­cu­rando dis­farçar o im­pacto am­bi­ental das suas ac­ti­vi­dades. Mas onde está afinal a res­pon­sa­bi­li­dade das mul­ti­na­ci­o­nais no que toca às emis­sões de car­bono?”

(Cláudia Ma­deira, di­ri­gente do PEV,
Jornal Eco­nó­mico On­line, 15.7.19)