Dilma condena elogio de Bolsonaro a torturador

BRASIL Jair Bol­so­naro elo­giou um co­ronel res­pon­sável por tor­turas a de­mo­cratas du­rante a di­ta­dura mi­litar. A an­tiga pre­si­dente Dilma Roussef re­pu­diou as de­cla­ra­ções do ac­tual chefe do Es­tado bra­si­leiro.

«É ina­cei­tável que um chefe de Es­tado de­fenda a tor­tura»

A ex-pre­si­dente bra­si­leira Dilma Roussef con­denou o elogio que o ac­tual pre­si­dente da Re­pú­blica, Jair Bol­so­naro, fez ao ex-co­ronel Bri­lhante Ustra, res­pon­sável por um centro ilegal de tor­turas da di­ta­dura mi­litar (1964-1985), in­dica o portal Brasil 247.

Bol­so­naro disse aos jor­na­listas, na quinta-feira, 8, que Ustra foi um herói na­ci­onal e im­pediu que «o Brasil caísse na­quilo que a es­querda quer hoje em dia».

O po­lí­tico de ex­trema-di­reita al­moçou com a viúva do fa­le­cido ofi­cial, um dos res­pon­sá­veis pela prá­tica de tor­turas e as­sas­si­natos du­rante a di­ta­dura mi­litar, se­gundo es­ta­be­leceu a Co­missão Na­ci­onal da Ver­dade, um or­ga­nismo ofi­cial que in­ves­tigou vi­o­la­ções aos di­reitos hu­manos, na época.

Antes de as­sumir o poder, Bol­so­naro já tinha elo­giado o ver­dugo quando, no Con­gresso, votou a favor do golpe par­la­mentar que cau­ci­onou o pro­cesso de des­ti­tuição contra Dilma, em 2016.

De­pois de ouvir os elo­gios de Bol­so­naro sobre esse pe­ríodo obs­curo, Dilma co­mentou que «é ina­cei­tável que um chefe de Es­tado de­fenda a tor­tura e não tenha em conta os acordos as­si­nados pelo seu país, em vi­o­lação dos prin­cí­pios fun­da­men­tais de ci­vi­li­dade da co­mu­ni­dade in­ter­na­ci­onal». Dilma, na sua ju­ven­tude, foi presa e tor­tu­rada pela di­ta­dura.

O pre­si­dente já antes tinha elo­giado a di­ta­dura mi­litar e em Março exortou os ge­ne­rais a co­me­morar o golpe de 1964, o que pro­vocou uma onda de re­púdio na so­ci­e­dade bra­si­leira.

Lula de­ci­dido a lutar

O ex-pre­si­dente Lula da Silva, preso há quase 500 dias, em Cu­ri­tiba, ca­pital do Es­tado do Pa­raná, está de­ci­dido a lutar pela so­be­rania do Brasil.

Assim o afirmou Ra­duan Nassar, es­critor ga­lar­doado com o Prémio Ca­mões, que vi­sitou com o jor­na­lista Fer­nando Mo­rais o ex-sin­di­ca­lista e ex-pre­si­dente da Re­pú­blica na sede da Po­lícia Fe­deral de Cu­ri­tiba.

Nassar e Mo­rais es­ti­veram na cela de Lula e en­tre­garam-lhe uma carta de mem­bros da As­so­ci­ação de Juízes para a De­mo­cracia (AJD), na qual con­si­deram o ex-di­ri­gente ope­rário como preso po­lí­tico.

Após a vi­sita, o es­critor re­velou que o ex-pre­si­dente emo­ci­onou-se com a carta dos juízes e está «ex­tra­or­di­na­ri­a­mente de­ci­dido a lutar pela so­be­rania do Brasil». Acres­centou que Lula deve ser livre quanto mais cedo pos­sível.




Mais artigos de: Internacional

Venezuela preparada para resistir e vencer

REPÚDIO A Ve­ne­zuela lançou uma cam­panha, no país e no quadro da so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­onal, de re­púdio do blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro im­posto pelos EUA contra a Re­pú­blica Bo­li­va­riana.

Missões médicas cubanas na mira dos Estados Unidos

IMORAL Cuba de­nun­ciou ac­ções norte-ame­ri­canas contra as mis­sões mé­dicas cu­banas no ex­te­rior. O pre­si­dente Díaz-Canel disse que os EUA não têm au­to­ri­dade, nem moral, e re­correm à men­tira e à ca­lúnia.

Oposição derrota Maurício Macri nas eleições primárias argentinas

O presidente Maurício Macri sofreu uma pesada derrota nas eleições primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias realizadas na Argentina, no domingo, 11. A Frente de Todos, que apresentou a pré-candidatura de Alberto Fernández a presidente da República e a de Cristina Fernández a vice-presidente, obteve 47,34% dos...

Nicarágua acolherá em 2020 conferência regional da FAO

A imprensa em Manágua destaca a escolha da Nicarágua para sede da XXXVI Conferência Regional para a América Latina e Caraíbas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O encontro, que se celebra em Abril de 2020 e terá como cenário a capital nicaraguense, foi confirmado após a assinatura...

Solidariedade com a Venezuela

No quadro da solidariedade internacionalista com o povo venezuelano, decorreu no sábado, 10, em Lisboa, um protesto convocado por associações e outras entidades, repudiando o bloqueio imposto pelos EUA contra a República Bolivariana da Venezuela.

China volta a condenar ingerência estrangeira

A China condenou de novo qualquer tipo de ingerência estrangeira nos assuntos internos do país, em particular os relacionados com Hong Kong, Macau e Taiwan. Pequim criticou as mais recentes intromissões do Reino Unido nas questões da Região Administrativa Especial de Hong Kong (Reahk), no sul do país asiático, e instou...

O criminoso volta sempre ao local do crime

As t-shirts com bandeiras americanas colavam-se aos corpos, bonés vermelhos MAGA (Tornar a América Grandiosa Novamente) saltavam como tampas de cabeças inchadas para que os seus donos recolhessem o suor, várias mulheres abanavam leques ao ritmo de música country, procurando em vão refrescar as carnes brancas, cozidas em...