Investimento em Monforte

Na segunda-feira, 26, foi inaugurado um lar de idosos na freguesia de Santo Aleixo, em Monforte, num investimento de 1,2 milhões de euros.

O equipamento, que vai ser gerido pelo Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, tem capacidade para acolher 33 utentes, em regime de permanência, e permite criar, pelo menos, 15 postos de trabalho.

«É um momento histórico para a freguesia de Santo Aleixo e para o concelho de Monforte», disse, à Lusa, dias antes, o presidente do município, Gonçalo Lagem, lembrando que a obra era «sonhada pelas pessoas há mais de 30 anos».

Segundo o eleito da CDU, Santo Aleixo era a única freguesia do concelho que não tinha um lar de idosos.

As obras foram comparticipadas em 80 por cento através do pacto de coesão da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), cabendo a restante verba à Câmara, que cedeu também o terreno.

Gonçalo Lagem recordou que as obras começaram em Outubro de 2017, «mas que nem tudo correu bem». «Não foi cumprido por parte do empreiteiro o prazo de execução da obra, por um período de 10 meses, situação que conduziu a aplicação de multas à empresa construtora», referiu.

O Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo desenvolve outros serviços de apoio a idosos e carenciados da freguesia, nomeadamente através das valências de centro de dia e domicílio, dando emprego a 10 pessoas.



Mais artigos de: Breves Nacional

Passes mais baratos

A partir de Setembro, os utentes dos transportes públicos rodoviários do Litoral Alentejano vão poder viajar para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), Alentejo Central e Algarve por um valor máximo de 40 euros, anunciou, no dia 21 de Agosto, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL). A medida abrange os...