Leiria merece ter Heloísa Apolónia como deputada

LE­GIS­LA­TIVAS Eleger He­loísa Apo­lónia, que «está do lado dos tra­ba­lha­dores e do povo deste dis­trito», como sa­li­entou Je­ró­nimo de Sousa an­te­ontem num jantar-co­mício nas Caldas da Rainha, é um ob­jec­tivo que Leiria me­rece ver cum­prido.

A CDU é a voz co­e­rente e ver­da­deira

O de­safio não é pe­queno, uma vez que a co­li­gação entre co­mu­nistas e eco­lo­gistas não elege ne­nhum de­pu­tado pelo cír­culo elei­toral de Leiria há mais de 30 anos. Con­tudo, a cam­panha que está em curso por parte da CDU, e que o Se­cre­tário-geral do PCP apelou a que con­tinue com re­do­brada in­ten­si­dade en­vol­vendo mais e mais ac­ti­vistas, per­mite ter con­fi­ança de que a eleição de He­loísa Apo­lónia pode ser al­can­çada.

De resto, como re­feriu Bruno Pronto, que apre­sentou a ini­ci­a­tiva e é também can­di­dato nestas le­gis­la­tivas, «ainda faltam duas se­manas de cam­panha elei­toral e já ba­temos quase todo o dis­trito. Até às Ber­lengas fomos!», re­velou.

O jantar-co­mício de an­te­ontem nas Caldas da Rainha, com mais de duas cen­tenas de pes­soas su­pe­rando cer­ta­mente os me­lhores prog­nós­ticos da or­ga­ni­zação, foi um bom in­dício da pos­si­bi­li­dade de con­cre­ti­zação do ob­jec­tivo de co­locar uma voz «co­e­rente e ver­da­deira» por Leiria na As­sem­bleia da Re­pú­blica, como a qua­li­ficou Je­ró­nimo de Sousa.

A ca­beça-de-lista da CDU, por seu lado, que no jantar co­mício es­teve acom­pa­nhada por can­di­datos de muitos dos con­ce­lhos da re­gião, mantém in­tacta a fibra que se lhe re­co­nhece. Isso mesmo foi evi­dente na sua in­ter­venção, na qual co­meçou jus­ta­mente a dar nota da manhã de cam­panha pas­sada no ter­reno em torno dos (muitos) pro­blemas da Saúde no dis­trito.

À tarde, He­loísa Apo­lónia e Je­ró­nimo de Sousa vi­si­taram uma em­presa pro­du­tora de vidro na Ma­rinha Grande, mas du­rante a manhã de terça-feira a pri­meira can­di­data pelo cír­culo elei­toral de Leiria es­teve em con­tacto di­recto com a re­a­li­dade, forma de estar que é, afinal, marca dis­tin­tiva da CDU «quer em pe­ríodo elei­toral, quer no exer­cí­cios dos man­datos».

E é por isso que «a nossa in­ter­venção é cons­truida com base na re­a­li­dade, em diá­logo com as ne­ces­si­dades das pes­soas e do ter­ri­tório», su­bli­nhou He­loísa Apo­lónia, que no tempo que lhe coube dis­cursar de­ta­lhou al­gumas das pro­postas cen­trais nas áreas da Saúde, Mo­bi­li­dade e Trans­portes, apro­vei­ta­mento das po­ten­ci­a­li­dades e re­cursos ou pre­ser­vação do pa­tri­mónio na­tural e edi­fi­cado.

A força co­e­rente

He­loísa Apo­lónia cri­ticou, ainda, a in­co­e­rência dou­tras forças po­lí­ticas em ma­té­rias como as al­te­ra­ções cli­má­ticas, hoje tão em voga para «sacar uns votos», acusou, mas acerca das quais o PEV e o PCP têm a mais vasta, pi­o­neira e con­gru­ente in­ter­venção.

Eleger «uma voz eco­lo­gista por Leiria é um de­safio di­fícil», con­cordou He­loísa Apo­lónia. To­davia, «vamos fazer tudo para que isso acon­teça» pe­dindo o voto dos elei­tores «de ca­beça er­guida. Pelo tra­balho que fi­zemos, pelas pro­postas e pela co­e­rência que sempre de­mons­trámos», con­cluiu.

De ver­dade e co­e­rência falou igual­mente o Se­cre­tário-geral do PCP, que re­fe­rindo-se à «fraude res­sus­ci­tada» em torno do de­bate entre An­tónio Costa e Rui Rio, no­me­a­da­mente de que este seria o de­ci­sivo em­bate entre can­di­datos a pri­meiro-mi­nistro, con­si­derou que «afinal foi só mais um de­bate. Não de­cidiu coisa ne­nhuma».

Ma­ni­festou porém, o de­sejo de que al­gumas ques­tões ti­vessem vindo à baila, de­sig­na­da­mente quanto às po­si­ções con­ver­gentes de PS e PSD (e do CDS) em ma­téria de le­gis­lação la­boral, sal­va­mento da banca, pa­re­ce­rias pú­blico-pri­vado ou em re­lação à dí­vida e ao dé­fice. Isto porque tal de­mons­traria que «o PS não se li­bertou das po­lí­ticas de di­reita» e «contou com PSD e CDS» como «prontos-so­corro» sempre que foi ne­ces­sário manter ques­tões cen­trais da­quela, disse.

No ter­reno

A provar que a CDU está no ter­reno em diá­logo con­creto com o dis­trito de Leiria, como foi su­bli­nhado no jantar-co­mício das Caldas da Rainha para re­levar o em­penho e mé­rito da eleição de He­loísa Apo­lónia, re­giste-se que no pas­sado fim-de-se­mana os can­di­datos do PCP-PEV es­ti­veram no in­te­rior norte da re­gião.

O pé­riplo, que ter­minou com um jantar-co­mício no con­celho de An­sião mas in­cluiu pas­sa­gens por Pe­drogão Grande e Pombal, per­mitiu apre­sentar, nos con­tactos e en­con­tros com ins­ti­tui­ções, com as­so­ci­a­ções e a po­pu­lação, os com­pro­missos para a re­vi­ta­li­zação eco­nó­mica e re­cu­pe­ração de­mo­grá­fica, com­ba­tendo as as­si­me­trias di­tadas pela in­te­ri­o­ri­dade e a de­ser­ti­fi­cação, agra­vadas pelas re­cen­te­mente tra­gé­dias que as­so­laram o dis­trito.




Mais artigos de: CDU

CDU é a força que transporta as aspirações da juventude

PRO­POSTAS Foi pe­rante largas de­zenas de jo­vens, con­cen­trados no mi­ra­douro de S. Pedro de Al­cân­tara, em Lisboa, que a Ju­ven­tude CDU re­a­lizou no pas­sado sá­bado, 14, a sua Festa-Co­mício, que contou com a pre­sença de ac­ti­vistas e jo­vens can­di­datos da CDU, bem como do Se­cre­tário-geral do PCP, Je­ró­nimo de Sousa.

Lutar pela estatuto dos deficientes militares

DI­REITOS O Se­cre­tário-geral do PCP re­a­firmou o com­pro­misso da CDU em avançar com as me­didas ne­ces­sá­rias para a me­lhoria da vida dos de­fi­ci­entes das forças ar­madas e das suas fa­mí­lias.

Em defesa da Escola Pública e da gratuitidade dos manuais

EDUCAÇÃO Je­ró­nimo de Sousa es­teve, se­gunda-feira, 16, na Es­cola Bá­sica n.º 4 de São João da Talha, Loures, para aus­cultar a co­mu­ni­dade edu­ca­tiva sobre o al­cance da gra­tui­ti­dade dos ma­nuais es­co­lares, pro­posta pelo PCP.

Críticas na abertura do ano lectivo

Assinalando a abertura do novo ano lectivo, Manuela Cunha, primeira da lista da CDU pelo distrito de Portalegre, acompanhada por Adriana Bugalho, mandatária da juventude, esteve, sexta-feira, 13, à porta da Escola José Régio. No local, a candidata comprometeu-se a defender a escola pública e reclamou «melhores condições»...

Confiança é palavra de ordem em Vila Franca de Xira

Em Vila Franca de Xira, Jerónimo de Sousa valorizou a lista da CDU pelo circulo eleitoral de Lisboa, por si encabeçada. «Temos uma lista para servir os trabalhadores e as populações, tal como temos uma política com soluções e propostas para dar resposta aos problemas do distrito e do País» e...

Campanha por Santarém

António Filipe, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, esteve reunido, no dia 10 de Setembro, com António Matias Coelho, presidente da direcção da Casa Memória de Camões, em Constância. Acompanhado pelas candidatas Júlia Amorim e Cristina Tomé, António Filipe visitou...

Avançar em Coimbra

Manuel Rocha, primeiro na lista da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra, acompanhado por candidatos ligados ao sector da saúde (Vasco Nogueira, médico; Paulo Coelho, técnico de emergência pré-hospitalar; Isabel Bem-Haja, enfermeira; António Baião, dirigente do Sindicato de Hotelaria), participou, quinta-feira, 12, numa...

Grande dinâmica em Évora

Os candidatos João Oliveira e Vera Prata, candidatos da CDU pelo distrito de Évora, participaram, domingo, numa sessão-convívio com a população do bairro da Malagueira. No concelho de Estremoz, o candidato Noel Moreira tem vindo a desenvolver, também, uma intensa campanha, abordando temas...

Acção de contacto em Braga

A CDU realizou no sábado, 14, uma ampla acção de contacto e esclarecimento em Pevidém, Guimarães. Carla Cruz e Rosa Guimarães, cabeça-de-lista e segunda candidata, respectivamente, esclareceram a importância do voto na Coligação PCP-PEV. «Estas eleições não servem para eleger...

Ria de Aveiro em debate

No passado dia 12, a CDU organizou em Ovar, na Marina do Carregal, um debate sobre a Ria de Aveiro. Para além de Miguel Viegas, primeiro candidato pelo distrito de Aveiro, participaram vários investigadores da Universidade de Aveiro, dirigentes de clubes e associações ligados à Ria e...

Votar CDU na Europa

No passado fim-de-semana, Rita Rato e Sebastião Viola, candidatos da CDU pelo círculo da Europa, contactaram com a comunidade portuguesa em Londres. Nas conversas falou-se da importância da participação de todos os portugueses nas próximas eleições e do voto na CDU.