PORTO

Hospital de São João precisa de mais financiamento

Uma delegação do PCP esteve reunida recentemente com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João para conhecer mais de perto a situação actual do Hospital de São João e a realidade da prestação de cuidados de saúde aos utentes. Os membros do Conselho de Administração (CA) informaram que as obras da Ala Pediátrica arrancarão brevemente e que se estima que estejam concluídas em 18 meses. O PCP, que muito se bateu por essa obra, garantiu que continuará a acompanhar de perto os seus desenvolvimentos.

Foi ainda sublinhada a necessidade de investimento no Centro Hospitalar, seja para obras noutros locais, como o bloco operatório, seja para aquisição e manutenção de equipamentos, de modo a que os utentes possam realizar os seus exames no próprio hospital e não tenham que recorrer a privados. No Hospital de São João, por exemplo, o valor orçamentado e transferido no início de cada ano fica abaixo da despesa prevista pelo próprio hospital. Também ao nível dos profissionais de saúde é necessário reforçar o seu número e valorizar carreiras e salários.

Da parte do PCP, ficou o compromisso de intervir, nomeadamente em sede de Orçamento do Estado, para que possam ser dadas respostas às carências que persistem.



Mais artigos de: Breves PCP

É de produção e emprego que a região precisa

O deputado do PCP na Assembleia Legislativa Regional da Madeira, Edgar Silva, apresentou um projecto de proposta de lei à Assembleia da República sobre o «novo regime fiscal relativo ao desenvolvimento e à criação de emprego» naquela região autónoma. O objectivo é «promover condições especiais mais favoráveis ao...