Repressão derrotada com luta

Um novo ple­nário de tra­ba­lha­dores foi mar­cado para hoje, na ETMA, em Ben­catel (Vila Vi­çosa), in­formou o Sin­di­cato da Cons­trução e Már­mores do Sul e Re­giões Au­tó­nomas, que na sexta-feira, dia 18, acusou a em­presa de con­viver mal com a li­ber­dade sin­dical e a de­mo­cracia.
Na vés­pera, ti­nham sido co­lo­cadas bar­reiras fí­sicas para tentar con­di­ci­onar e im­pedir o con­tacto dos di­ri­gentes sin­di­cais com os tra­ba­lha­dores, à saída e já no ex­te­rior das ins­ta­la­ções, de­nun­ciou o sin­di­cato da Fe­viccom/​CGTP-IN. Desde que foram eleitos de­le­gados sin­di­cais e cons­ti­tuída uma co­missão sin­dical, «a em­presa tudo tem feito, su­ces­siva e rei­te­ra­da­mente, antes de cada ple­nário de tra­ba­lha­dores, para obs­ta­cu­lizar a sua re­a­li­zação».

Pe­rante a pro­vo­cação com que al­guns di­rec­tores ten­taram li­mitar a re­a­li­zação de um ple­nário, no dia 30 de Se­tembro, o STAL/​CGTP-IN e os tra­ba­lha­dores da Ecalma, em Al­mada, con­vo­caram greve para 18 de Ou­tubro, para exi­girem um acordo es­crito sobre ne­go­ci­ação de car­reiras, ne­go­ci­ação de au­mentos sa­la­riais para 2020 e con­di­ções de tra­balho dignas.
Ade­riram à greve 62 por cento dos tra­ba­lha­dores e muitos deles jun­taram-se ao pi­quete, na sede da em­presa, de onde se di­ri­giram à pre­si­dência da Câ­mara, onde en­tre­garam uma re­so­lução.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Prioridade à reivindicação nas empresas de transportes

ACÇÃO O ba­lanço dos re­sul­tados da con­tra­tação co­lec­tiva é po­si­tivo, mas há ainda muito por fazer no sector de trans­portes e co­mu­ni­ca­ções, con­si­dera a Di­recção Na­ci­onal da Fec­trans/​CGTP-IN.

FNAM defende SNS com dignificação da carreira

MÉDICOS A fe­de­ração e os seus sin­di­catos per­sistem em in­ter­ligar a dis­cussão das ques­tões sócio-pro­fis­si­o­nais e la­bo­rais com a acção para de­fesa e me­lhoria do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde.

Professores garantem «a mesma resposta»

GO­VERNO «Com o mesmo mi­nistro e as mesmas po­lí­ticas só po­derá existir a mesma res­posta», ou seja, «a luta dos pro­fes­sores pelo que é justo, ade­quado e ne­ces­sário», de­clarou a Fen­prof.

Greve na Tesco amanhã outra vez

Os trabalhadores da Tesco, fábrica de componentes automóveis em Ribeirão (Vila Nova de Famalicão), voltam a fazer greve amanhã, uma semana depois de a adesão à primeira desta série de paralisações à sexta-feira ter provocado a paragem de secções, como a fundição. Organizados no SITE Norte,...

Sector Mais percebeu e pagou

«Foi preciso convocar uma greve para a Sector Mais pagar as dívidas aos trabalhadores», comentou o Sindicato da Hotelaria do Norte, ao anunciar, no dia 11, que a empresa concessionária da cantina da PT (MEO, Grupo Altice), na Rua Tenente Valadim, no Porto, liquidou valores entre 150 e mais de 300 euros por trabalhador....

Homologação no LNEC em dia de concentração

Pouco antes do início da concentração de dia 17, a quinta consecutiva realizada à hora de almoço junto à entrada das instalações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, os 111 trabalhadores com vínculo precário que recorreram aos mecanismos do PREVPAP e obtiveram pareceres positivos da comissão bipartida...

Congresso da US Santarém

Com a participação de mais de uma centena de delegados, em representação de 16 sindicatos, vai realizar-se no dia 30, em Alpiarça, o 11.º Congresso da União dos Sindicatos de Santarém.Na apresentação à comunicação social, esta segunda-feira, foi destacado um estudo que procura fazer o retrato socioeconómico do distrito e...