Plano Nacional de Leitura considerado exemplar
A experiência acumulada em Portugal com a implementação do Plano Nacional de Leitura vai ser transmitida pela UNESCO. Isto porque o PNL português é considerado por aquela entidade «exemplar para todo o mundo», considerou o responsável pela área de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caraíbas, um órgão da UNESCO que acompanha a situação de 21 países, incluindo Portugal e Espanha.
Na III Conferência do Plano Nacional de Leitura 2027, realizada a semana passada na Fundação Calouste Gulbenkian, Jeimy Hernández lamentou, contudo, que em muitos países a situação seja muito distante daquele que se observa em Portugal nesta matéria.
A existência de um plano de leitura assente numa rede de bibliotecas escolares é um importante contributo para combater as desigualdades, afirma a Unesco. Designadamente em regiões onde a maioria das famílias não possuem livros e, por isso, o único espaço onde as crianças poderiam aceder à leitura seria nos estabelecimentos escolares.