Apresentadas novas edições de obras de Orlando da Costa

A sala José Sa­ra­mago, no Pa­lácio Gal­veias, em Lisboa, en­cheu-se, se­gunda-feira, 11 de No­vembro, para uma sessão co­me­mo­ra­tiva dos 90 anos do es­critor Or­lando Costa. Além da par­ti­ci­pação das Edi­ções «Avante!», com uma nova edição do ro­mance «Podem Chamar-me Eu­rí­dice...», com pre­fácio de Ana Mar­ga­rida de Car­valho e pin­turas de José Santa-Bár­bara, a ini­ci­a­tiva da As­so­ci­ação Por­tu­guesa de Es­cri­tores (APE) levou também à edição pela Leya/​Ca­minho de uma nova edição do livro «O Signo da Ira».

Na sua in­ter­venção, Fran­cisco Melo lem­brou o «mi­li­tante co­mu­nista de­di­cado desde 1954» cuja «mi­li­tância an­ti­fas­cista levou-o por mais de uma vez aos cár­ceres da di­ta­dura sa­la­za­rista, fez com que a PIDE apre­en­desse nada menos que cinco dos seus li­vros e o im­pe­disse de lec­ci­onar, além de ou­tras per­se­gui­ções de que foi ví­tima».

Mas como re­cordou, «a pu­bli­cação deste livro de Or­lando da Costa não se reduz a um mero acto de re­co­nhe­ci­mento par­ti­dário para quem foi um de­di­cado membro do PCP, antes e de­pois do 25 de Abril». Antes, «des­pertar o in­te­resse pela lei­tura dos ro­mances, das peças de te­atro e da po­esia de Or­lando da Costa é uma obri­gação que nos impõe a todos uma obra de in­con­tes­tável qua­li­dade li­te­rária e que tanto en­ri­quece o nosso pa­tri­mónio cul­tural» e cuja di­vul­gação é «tanto mais ne­ces­sária quanto vemos hoje serem es­que­cidos ou es­pe­zi­nhados os va­lores de­mo­crá­ticos e de luta li­ber­ta­dora, os va­lores hu­ma­nistas mul­ti­fa­ce­tados que en­formam a obra de Or­lando da Costa».

A sessão, que ter­minou com um mo­mento mu­sical com Luís Pipa ao piano, contou também com in­ter­ven­ções de José Ma­nuel Mendes, da APE, de Ze­fe­rino Co­elho, da Leya/​Ca­minho, e de An­tónio Costa, filho de Or­lando Costa e pri­meiro-mi­nistro de Por­tugal.

 



Mais artigos de: Nacional

PCP requer respostas imediatas para a urgência pediátrica do HGO

SAÚDE O PCP chamou à As­sem­bleia da Re­pú­blica(AR) a mi­nistra da Saúde e o Con­selho de Ad­mi­nis­tração do Hos­pital Garcia de Orta (hgo) para es­cla­re­cerem sobre o en­cer­ra­mento da ur­gência pe­diá­trica do hos­pital de Al­mada.

113.º aniversário de Lopes-Graça assinalado em Setúbal

CUL­TURA Um ciclo de con­fe­rên­cias e con­certos, a de­correr até De­zembro no Museu do Tra­balho Mi­chel Gi­a­co­metti, em Se­túbal, marca as co­me­mo­ra­ções do 113.º ani­ver­sário do nas­ci­mento do ma­estro e com­po­sitor por­tu­guês Fer­nando Lopes-Graça.

Viseu contesta monumento que evoca o fascismo

O Núcleo de Viseu-Santa Comba Dão da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) promoveu, anteontem, 12, na cidade de Viseu, um conjunto de iniciativas, de esclarecimento e de denúncia, contra a instalação do «Museu Salazar», com esse ou outro nome, em Santa Comba Dão. Destaque para a recolha de assinaturas,...

América Latina em debate

O Conselho Português para a Paz e Cooperação promove no sábado, 16, uma conferência intitulada «Os novos desafios para a paz na América Latina», que tem lugar no auditório da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (Rua Vítor Cordon, 1, em Lisboa) às 15 horas. Na conferência, que terá um...