1969 – Festival de Woodstock

Quase meio mi­lhão de pes­soas par­ti­ci­param, entre 15 e 18 de Agosto de 1969, na­quele que ficou co­nhe­cido como Fes­tival de Wo­ods­tock, no es­tado norte-ame­ri­cano de Nova Iorque. Pro­me­tendo «três dias de paz e mú­sica», o fes­tival reuniu um im­pres­si­o­nante leque de ar­tistas e bandas de folk e rock, dos mais con­sa­grados da época, entre os quais se con­taram Ri­chie Ha­vens, Ravi Shankar, Arlo Guthrie, Joan Baez, San­tana, Gra­teful Dead, Cre­e­dence Cle­arwater Re­vival, Janis Jo­plin, Jef­ferson Air­plane, Joe Cocker, Crosby, Stills, Nash & Young e Jimi Hen­drix. Muitos ou­tros, não menos no­tá­veis, foram con­vi­dados, mas não pu­deram ou não qui­seram par­ti­cipar.

Muito em­bora também se tenha re­a­li­zado em 1979, 1989, 1994, 1999 e 2009, o Fes­tival de Wo­ods­tock ficou co­nhe­cido so­bre­tudo pela sua pri­meira edição, não só pelos ar­tistas pre­sentes como pelo mo­mento em que se re­a­lizou, no auge da con­tes­tação po­pular à guerra do Vi­et­name, que con­tri­buiu de­ci­si­va­mente para am­pliar. Mo­mento alto deste clamor pela paz foi a in­ter­pre­tação de Jimi Hen­drix, na sua Fender Stra­to­caster, do hino norte-ame­ri­cano car­re­gado de dis­torção, a lem­brar raides e bom­bar­de­a­mentos aé­reos.

(Na me­mória da pas­sada se­mana é re­fe­rido que 1969 foi o ano em que se editou a pri­meira aven­tura de As­térix, o Gaulés, quando a data cor­recta é 1959. Pelo lapso apre­sen­tamos des­culpas aos nossos lei­tores.)