Governo coloca em causa continuidade do FIAR ao impor um inaceitável garrote no apoio às artes

CUL­TURA O PCP con­testa a não con­cessão de apoio ao Fes­tival In­ter­na­ci­onal de Artes de Rua (FIAR), que co­loca em causa o cer­tame com mais de 20 anos e a as­so­ci­ação que o pro­move em Pal­mela.

A si­tu­ação con­firma a in­su­fi­ci­ência do or­ça­mento da Cul­tura

O com­pro­misso de que o Par­tido se vai bater para que ao FIAR sejam con­ce­didos apoios cen­trais, de­sig­na­da­mente pelo Mi­nis­tério da Cul­tura (MC), foi dei­xado por uma de­le­gação da Co­missão Con­ce­lhia (CC) de Pal­mela e pela de­pu­tada do PCP Paula Santos em reu­nião com a As­so­ci­ação FIAR, ocor­rida no pas­sado dia 28 de No­vembro.

O FIAR re­a­liza-se todos os anos con­tando fun­da­men­tal­mente com o apoio da Câ­mara Mu­ni­cipal de Pal­mela, já que este é o único que se tem man­tido cons­tante ao longo de mais de duas dé­cadas.

Isso mesmo foi fri­sado no en­contro man­tido com o re­pre­sen­tante da FIAR – As­so­ci­ação Cul­tural, Ale­xandre Nobre, que no en­tanto en­fa­tizou os pre­juízos cau­sados pela re­cente de­cisão do MC de ex­cluir o Fes­tival do fi­nan­ci­a­mento pú­blico atri­buído pelo con­curso bi­enal às artes.

Em causa, com a não atri­buição, chamou à atenção Ale­xandre Nobre, fica não apenas a con­ti­nui­dade do cer­tame mas da pró­pria es­tru­tura que o pro­move, com evi­dentes danos para a cul­tura e para os pro­fis­si­o­nais en­vol­vidos.

Da parte do PCP, foi ex­presso que a si­tu­ação da FIAR, aná­loga à de de­zenas de can­di­da­turas con­si­de­radas como ele­gí­veis e ou­tras ava­li­adas como não ele­gí­veis, con­firma a in­su­fi­ci­ência do or­ça­mento da Cul­tura. Nesse sen­tido, o Par­tido tem vindo a con­cre­tizar uma série de reu­niões e aus­cul­ta­ções com es­tru­turas ar­tís­ticas e agentes cul­tu­rais.

Paula Santos re­a­firmou ainda a dis­po­ni­bi­li­dade e o em­penho do PCP na luta em de­fesa da Cul­tura, no­me­a­da­mente exi­gindo ao Go­verno uma nova po­lí­tica e a to­mada de me­didas ime­di­atas para que todas as es­tru­turas ar­tís­ticas ob­te­nham o apoio a que têm di­reito. A de­pu­tada eleita pelo cír­culo elei­toral de Se­túbal sa­li­entou, por isso, que o PCP re­a­firma a ur­gência de dotar a Cul­tura com 1 por cento do Or­ça­mento do Es­tado, deu a co­nhecer o Pro­jecto de Re­so­lução que re­co­menda ao exe­cu­tivo li­de­rado por An­tónio Costa a re­visão ur­gente do mo­delo de apoio às artes (pro­pondo a in­tro­dução de uma ver­tente não con­cursal), e as­se­gurou que iria in­ter­pelar o Go­verno sobre a ma­téria.

O PCP ma­ni­festou também a sua in­teira dis­po­ni­bi­li­dade para manter o con­tacto com a FIAR.




Mais artigos de: PCP

O PCP insiste em todos os combates porque não desiste do povo e do País

MO­BI­LIZAÇÂO Por novos avanços e em de­fesa de di­reitos, ser­viços pú­blicos e fun­ções so­ciais do Es­tado, o Par­tido con­tinua con­fi­ante e de­ter­mi­nado na luta, ga­rantiu Je­ró­nimo de Sousa em ini­ci­a­tivas que jun­taram cen­tenas de pes­soas du­rante o fim-de-se­mana em Arouca, La­mego e Al­pi­arça.

PCP exige solução para atrasos na atribuição de pensões

O problema do atraso na atribuição de pensões pela Segurança Social voltou anteontem a estar no centro do debate quinzenal, com Jerónimo de Sousa a sublinhar que «é preciso, de uma vez por todas, que o Governo tome as «medidas de reforço de pessoal do Centro Nacional de Pensões» necessárias à resolução do problema....

Ir à luta nos bairros do IHRU e municipais

«É fundamental que a acção e iniciativa do PCP em defesa dos moradores no Regime de Arrendamento Apoiado seja acompanhada pela acção das organizações de moradores», apela o Partido num folheto dirigido aos que habitam em bairros do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e municipais....

Construir memória na Madeira

O PCP promoveu na segunda-feira, 9, um debate sobre a repressão fascista na Madeira. A iniciativa, integrada no ciclo que a Organização Regional do Partido denomina por «Construir Memória», contou com a participação do advogado João Lizardo, que partiu de uma investigação recente sobre a...