Requalificação da Augusto Louro
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução em que insta o Governo a proceder à requalificação da Escola Básica Dr. António Augusto Louro, no Seixal, Setúbal. No texto, precisa-se que a intervenção deve ter como prioridade a «remoção das coberturas que contêm amianto».
«Com quase 30 anos de funcionamento, as actuais instalações padecem de diversas patologias que exigem uma requalificação generalizada do edificado e do espaço de logradouro da escola», acrescenta-se no texto, antes de se lembrar que «as coberturas dos edifícios e telheiros contêm amianto, o que tem sido alvo de preocupação da comunidade escolar».
«Apesar de ter sido aprovada legislação que impõe ao Governo a listagem dos edifícios públicos com materiais que contém amianto e a sua remoção, a verdade é que nesta escola persistem coberturas com amianto, situação agravada pelo estado de degradação em que se encontram, sendo um potencial risco para a saúde», denuncia ainda o Partido, que não aceita a desresponsabilização do Governo confrontado com a contestação levada para a rua por professores, funcionários, estudantes, pais e encarregados de educação e autarquia.